fbpx

História da Poupança

Compartilhe esse post

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro. É popularmente conhecido como o investimento mais antigo do Brasil.

Você já parou para pensar como surgiu esse investimento?

No final do Século XIX, Dom Pedro ll pensava em uma forma de incentivar a inclusão de todas as classes sociais na economia. Originalmente, a caderneta funcionava como um livro de registros de depósitos e saques anotados à mão pelos funcionários da então recém-formada Caixa Econômica Federal.

Em 1880, os formatos das cadernetas de poupança passaram a ser emitidos em um livreto, facilitando a visualização dos saldos pelos clientes. Com isso a tão conhecida poupança garantia uma rentabilidade de 6% ao ano pelo próprio Império.

Na época de sua criação, o máximo que poderia depositar na caderneta era 50.000 Réis.

A poupança na história do Brasil

Onze anos depois da criação da poupança, em 1872, o Decreto nº 5.153 foi publicado, regulamentando a Lei n° 2.040, de 1871. Essa nova lei permitiu que os escravos depositassem dinheiro na poupança como uma forma de juntar dinheiro mais rapidamente para comprar sua emancipação.

Ao longo do século XX, a caderneta se consolidou como um dos principais investimentos do brasileiro. Durante os anos de inflação que marcaram a década de 1980, a poupança foi uma das poucas alternativas disponíveis para proteger o dinheiro da desvalorização.

No início do Plano Collor, em 1990, o Governo congelou 80% de todos os depósitos em contas correntes e aplicações da poupança que excedessem 50.000 cruzados. Esse capítulo na década de 90, marcado com turbulências na economia, fez com que muitas pessoas se assustassem, e a visão dos investimentos na caderneta se associassem a algo negativo.

Anos 2000

No entanto, a partir dos anos 2000, com a estabilização da economia e a queda dos juros, a rentabilidade da caderneta de poupança se tornou cada vez menos atrativa. Desde 2012, a taxa de juros da poupança é fixada em 70% da Taxa Selic, o que tem levado muitos investidores a buscar alternativas mais rentáveis, como os fundos de investimento e ações.

Hoje em dia, os bancos estão diversificando seus serviços de poupança para atingir mais pessoas. A Caixa Econômica é o banco líder desse mercado, com quase 40% de participação. Eles oferecem diferentes tipos de poupança, como a integrada (conectada à conta corrente), poupança azul (para qualquer pessoa, inclusive crianças), e poupança Caixa fácil (uma opção simples que pode ser aberta até em casas lotéricas).

Como funciona o rendimento da poupança?

A rentabilidade da poupança está atrelada a duas principais variáveis: a Taxa Referencial (TR) e a Taxa Selic, a taxa básica de juros. Sua remuneração da é calculada somando-se duas variáveis: a TR e 70% da Taxa Selic, somente quando esta última taxa estiver abaixo de 8,5%, passa a ser 0,5% ao mês + TR.

Apesar dos momentos de incerteza, a poupança continua sendo uma opção viável e segura para aqueles que desejam guardar dinheiro. Contudo, é importante ressaltar que a sua rentabilidade pode variar de acordo com alterações na Taxa Selic e na TR.

Mesmo sendo considerado um produto seguro, não é um dos melhores investimentos disponíveis por aí. A famosa caderneta não é vista com um investimento perfeito, devido ao seu baixo rendimento.

A cada aniversário da data de aplicação, o valor investido recebe juros. Dessa forma, o investidor marca a data em que aplicou o dinheiro como aniversário e, consequentemente, no mesmo dia do mês seguinte, o montante investido recebe uma pequena quantia adicional de juros

A inflação também pode afetar a performance de retorno de investimentos da poupança, reduzindo o poder de compra do dinheiro investido ao decorrer do tempo.

Por que poupar dinheiro é importante?

A ideia de poupar dinheiro já vem com a intenção de reduzir despesas em geral e garantir mais segurança financeira. Por consequência, as pessoas poderão utilizar o dinheiro guardado para realizar algum projeto de vida ou constituir uma reserva de emergência. E principalmente, acumular o capital necessário para a independência financeira.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!