fbpx

Liberdade ou independência financeira?

Compartilhe esse post

Você sabe a diferença entre liberdade financeira e independência financeira?

A maioria das pessoas acreditam que liberdade financeira, é exatamente a mesma coisa que independência financeira. Mas a verdade é que são diferentes.

Mas então o que é liberdade financeira?

Quando falamos de finanças pessoais, do controle entre as nossas receitas e os nossos gastos, geralmente estamos em busca de ter alivio nas contas, certo?

A liberdade financeira é justamente o equilíbrio que conseguimos ter no nosso orçamento, ou seja, você conseguir realizar aquele projeto ou viagem que você queria, naquele mês especifico sem que tenha um impacto financeiro negativo dentro da sua gestão orçamentaria.

Um exemplo mais simples, é você decidir ir para praia no próximo mês, verificar preço do hotel, da passagem, mais ou menos quanto você vai gastar com alimentação, e saber que esse custo, não vai gerar um peso financeiro, e nem impactar o seu poder de pagamento das suas despesas fixas e variáveis.

Que indiferente do custo que você tenha nessa viagem, conseguirá arcar com o seu padrão e estilo de vida de maneira bem tranquila e sem preocupação nenhuma.

Agora que entendemos o que é liberdade financeira, e que conseguimos identificar que ela está relacionada com as liberdades de escolha do curto prazo, vamos entender o que é a tão famosa independência financeira.

Mas então, o que é a Independência financeira?

A independência financeira é a liberdade financeira total que é preciso ter, ou seja, ter um montante ou patrimônio financeiro liquido investido, te gerando uma renda passiva mensal, que mantenha o seu padrão, estilo de vida e liberdade financeira de maneira perpetua ou vitalícia.

Essa renda passiva gerada pelo acumulo do seu dinheiro, que foi guardado ao longo dos anos deve te proporcionar uma tranquilidade financeira, quando chegar a época de se aposentar, afinal não devemos ficar reféns do INSS, e precisamos garantir o nosso futuro.

Lógico que quanto antes for atingido esse montante, para que se possa ter essas liberdades de escolha entre continuar trabalhando, sem precisar se preocupar com o retorno financeiro para pagar as contas no final do mês, ou decidir fazer aquela viagem pelo mundo sabendo que você já garantiu a sua liberdade de escolha, você poderá decidir quais caminhos seguir na sua vida, sem que dinheiro seja um problema e sim uma solução.

Nós da UPlanner durante o planejamento financeiro realizamos o cálculo da sua independência financeira, quer saber mais como ele funciona?!

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!