fbpx

Dicas de Economia doméstica

Compartilhe esse post

Você cuida das suas finanças pessoais?

Praticar a economia de casa é o fator mais importante a se considerar no orçamento familiar, ela é a solução para a consolidação de um generoso patrimônio. Ainda que inúmeras famílias afirmem que não há como economizar mais no dia a dia, pequenas alterações no jeito de viver podem e vão fazer toda a diferença.

A meta é tornar o ato de economizar em um hábito, reduzindo o desperdício e motivando o consumo consciente. Infelizmente, a grande maioria dos brasileiros ainda não tem esse hábito de poupar.

Se sua família deseja adquirir a casa dos sonhos ou viajar nas férias, é necessário olhar com cuidado para o orçamento familiar. Se não, a trajetória para realizar esses sonhos será bem mais longa.

Algumas dicas importantes:
  •  Não deixe para amanhã

Comece hoje fazendo uma análise sobre a saúde financeira da sua família. Entenda qual é a importância de se planejar, o quanto é possível economizar no cotidiano e quais objetivos desejam alcançar.

  • Organização é tudo

Tenha noção e analise os gastos e ganhos no seu orçamento familiar, entenda se a situação é superavitária ou deficitária no mês.

  • Controle

Faça um planejamento para registrar todas as entradas e saídas, para saber exatamente para aonde está indo o dinheiro.

  • Quite dívidas

Veja quais parcelas estão atrasadas, depois pague as dívidas com valor ou juros mais elevados. Dependendo, você consegue pedir para a instituição o parcelamento facilitado ou abatimento do valor no pagamento à vista.

Todos precisam de uma reserva financeira para emergências. Especialistas aconselham que essa reserva precisa ser de no mínimo, o valor de seis meses das despesas da família.

  • Pesquise

Não saia comprando sem pesquisar os preços. Compare preços entre lojas físicas e on-line, você pode economizar até 80% do valor fazendo isso.

  • Supermercado

Monte uma lista de compras antes de ir ao mercado. Uma dica legal para diminuir desperdícios é planejar as refeições da semana, assim você só compra o necessário. Prove marcas mais baratas, elas podem ser melhores que as tradicionais. Não é uma boa ideia ir ao mercado com fome, isso faz com que você compre por impulso. Muitas pesquisas indicam que compramos mais quando estamos com alguém. Para poupar mais, prefira ir sozinho ao supermercado, afinal isso pode impactar seu orçamento familiar como um todo.

  • Alimentação

É em comida que a maioria das pessoas gasta mais e nem percebe. Prefira lojas de produtos naturais, os preços chegam a ser até 50% mais baixos que no mercado. Procure comprar apenas a quantidade de comida necessária, o estoque pode levar ao desperdício.

Além disso, optar por comer em casa ajuda a reduzir os gastos no cotidiano. Saiba quais são as frutas e verduras da época, essa estratégia é ótima para pagar menos e diversificar a alimentação. Outra opção interessante é montar uma horta em casa, assim o desperdício é reduzido e você e sua família conseguem poupar mais de 70%.

  • Energia elétrica

Com o custo da energia elétrica aumentando, prefira apagar as luzes ao sair dos cômodos que não estão sendo usados. Opte pela Iluminação natural aproveitando a luz do dia, deixando as janelas abertas.

Possui chuveiro elétrico? Saiba que ele é um dos principais vilões da sua conta de luz! Cuide e reduza o tempo dos banhos. Prefira lâmpadas LED, a economia chega a 60% das incandescentes e a iluminação é mais agradável.

Os painéis solares produzem energia limpa, perfeitos para aquecer a água ou suprir as lâmpadas. Procure eletrodomésticos com classificação A, eles são os mais econômicos em relação ao uso da energia.

  • Água

Tenha a consciência de que é um recurso finito e escasso. Opte por lavar a louça e escovar os dentes com a torneira fechada. Confira se há algum vazamento, chega de desperdício.

  • Consumo consciente

Antes de comprar, analise se há realmente necessidade. Se sua família consegue viver sem, postergue a compra, assim você consegue pesquisar preços mais atrativos. Além disso, compre apenas o necessário. Atualmente, existem diversas formas de vender o que você e sua família deixaram de usar, como vender online ou para lojas de usados. Isso abrirá espaço para coisas novas e também, é sempre bom arrecadar mais dinheiro!

  • Pague à vista

Fuja das parcelas e do cartão de crédito! Ele é o maior vilão nessa história, você paga mais pelos juros do que pelo valor real da compra. Os juros do cheque especial estão batendo mais do que 300% ao ano.

  • Transporte

O carro pode ser um gasto enorme. Opte por meios de locomoção como bicicleta e caminhada, eles são de graça e ainda são saudáveis. Outra ideia é organizar as idas e voltas do trabalho com o caminho da escola dos filhos, com isso é possível poupar tempo e dinheiro, ou oferecer caronas, para dividir os custos com a gasolina.

  • Renda extra

Existem inúmeros jeitos de ter renda extra, como por exemplo montar o próprio negócio ou investir no seu passatempo favorito, como cozinhar.

Viu como é sim possível poupar dinheiro em casa?

Desde a conta de luz, mercado e inclusive, reciclando e ganhando dinheiro com o que a família não usa mais. Você vai ver que essas pequenas ações vão gerar ótimos resultados.

Além disso, invista a economia. Assim, vocês estarão caminhando para realizar os seus sonhos, atingir metas e motivar toda a família a ter o hábito de poupar. Fique atento, existem investimentos em renda fixa tão seguros quanto a poupança e que rendem muito mais.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!