fbpx

Comprar imóvel ou investir em fundos imobiliários?

Compartilhe esse post

Está em dúvida entre comprar um imóvel ou investir em Fundos Imobiliários? Já te adiantamos que a segunda opção é bem mais simples, lucrativa, segura, versátil e prática.

Se preferir a primeira opção, irá se deparar com custos como de manutenção, burocracia e ainda correr o risco de ninguém querer alugar. Além disso, você terá que possuir o valor da compra todo à vista.

Há muito mais riscos envolvido na compra de um imóvel do que investindo em FIIs. Os FIIs normalmente geram mais lucro do que a renda fixa e envolvem menos risco do que as ações.

Comprar Imóvel ou Investir FIIs?

Se a sua intenção é possuir um investimento com alto potencial de valorização e que renda um “aluguel” frequente em sua conta, esses fundos imobiliários são uma opção. Para isso, você terá que comprar cotas na Bolsa de Valores, elas que irão te proporcional o Ganho de Capital.

Outra maneira de gerar lucros com esses fundos é por meio de aluguéis e outros recebíveis. Todos os fundos imobiliários têm a obrigação, por lei, de fracionar no mínimo 95% dos lucros com os cotistas.

Uma informação importante é que os rendimentos (dividendos) dos FIIs são isentos de IR aumentando o lucro líquido, em comparação a um imóvel que sofre com impostos e outros custos. Mas não se esqueça que eles se encaixam como sendo renda variável, variando de acordo com o mercado.

Vantagens dos FIIs

As vantagens de se aplicar em FIIS são inúmeras, como a gestão profissional, o recebimento de lucros periódicos, a isenção de IR, facilidade na compra e venda das cotas, pouca burocracia envolvida, crescimento do mercado imobiliário, não possui custo de corretagem, aplicação inicial baixa, possibilidade de sociedade com shoppings, lajes corporativas, hospitais, faculdades e etc.

Desvantagens dos FIIs

Como nem tudo são flores, esses fundos também possuem desvantagens. São elas a taxa de administração, o risco de desvalorização das cotas, vacância, risco físico, sazonalidade, riscos de execução da obra, risco de crédito. Mas, devemos levar em consideração que esses riscos podem ser diluídos, já que cada FII engloba vários imóveis.

Vantagens e Desvantagens de Comprar um Imóvel

Um imóvel é patrimônio, com potencial de valorização ou desvalorização a longo prazo. Porém, por ele não render lucro constante, não é considerado um investimento. E sim o oposto, junto com ele chegam as contas como IPTU, manutenção e etc. assim, um imóvel é um passivo e não de um ativo.

Embora você tenha o montante à vista necessário para a compra de um imóvel, será que vale a pena imobilizar esse dinheiro que poderia estar gerando lucros na sua conta?

Procurar um financiamento imobiliário para realizar o sonho da casa própria e, com isso, se endividar, não é financeiramente saudável.

Vantagens de Comprar um Imóvel

Controle integral do seu patrimônio e dinheiro, é possível achar opções interessantes com perspectiva de valorização e, realizar o sonho da casa própria.

Infelizmente, Existem bem mais Desvantagens

Não é possível comprar uma parcela só de um imóvel, o valor necessário é muito alto, para achar boas oportunidades leva tempo, muitos custos com manutenção e muita burocracia envolvida na compra, liquidez mínima, risco de desvalorização e também a possibilidade de vacância.

Investir em FIIs é Seguro?

Devemos ter em mente que esses fundos são listados na Bolsa de Valores, o que acarreta na variação diária dos preços das suas cotas. Com isso, podemos ter a sensação que esses fundos possuem mais instabilidade do que um imóvel.

Não leve isso ao pé da letra, pois não é uma regra. Geralmente, os imóveis possuem o seu preço adequado conforme as demandas do bairro em que está inserido. Isso faz com que nem sempre consigamos saber com precisão qual é o seu preço de mercado.

Com isso, podemos dizer que os fundos imobiliários continuam passando mais segurança do que adquirir um imóvel em questão, visto que possuem mais transparência.

Como Começar a Investir em FIIs

  • Escolha uma corretora de valores de confiança;
  • Escolha o fundo imobiliário mais adequado para seus objetivos;
  • Simule diferentes fundos imobiliários;
  • Transfira dinheiro via TED;
  • Envie a ordem de compra no seu Home Broker.
Mas afinal, comprar um imóvel ou investir em FIIs?

Agora que já sabemos as vantagens e desvantagens de cada ação, podemos afirmar os FIIs possuem sem dúvida mais vantagens. Se você está iniciando no campo dos investimentos e quer ter renda passiva periódica ou quer investir em imóveis sem necessariamente ter que comprar, essa é uma boa opção para você.

Comprar um imóvel normalmente custa caro, mas você consegue começar a investir em fundos imobiliários com aplicações iniciais significativamente mais baixas do que a necessária para a compra de um imóvel. Também, esses fundos englobam a maioria das vantagens que um imóvel possui, como valorização do patrimônio e recebimento de renda periódica, mas não possui quase nenhuma desvantagem.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!