fbpx

Investimentos: como escolher de acordo com os seus objetivos?

Compartilhe esse post

Falar de investimentos e querer investir não quer dizer apenas fazer aplicações com o seu dinheiro e ficar na espera pelos ganhos futuros. Para entender como chegar no mais adequado para você, o mais importante é conhecer onde queremos chegar e quais são nossos objetivos.

Com isso, conseguimos fazer aportes que vão de encontro às nossas expectativas e, consequentemente, obtendo os resultados que esperamos.

 É muito importante ter metas e objetivos realistas, assim fica mais fácil fazer escolhas e criar uma estratégia de investimentos consolidada. Nesse caso, o desempenho do investimento será medido com base nos seus objetivos alcançados, e não apenas pela rentabilidade dessa aplicação. Sendo assim, uma vantagem dessa estratégia é a maior assertividade da carteira.

Além disso, conseguimos ter uma visão global da sua vida financeira e dos seus propósitos pessoais. Devemos sempre ter em mente que, o prazo de vencimento das nossas aplicações financeiras devem estar alinhados com o período de realização dos nossos sonhos e objetivos!

Para começar, devemos ficar atentos aos detalhes de cada ativo financeiro em questão. A falta de uma análise mais profunda no momento da escolha de um investimento pode acarretar frustração e prejuízos no futuro.

Aqui estão alguns tópicos que devemos analisar antes de aplicar em qualquer investimento:

Perfil do investidor: é um dos principais elementos considerados antes de decidir quais são os investimentos certos para você. Procure conhecer a sua situação financeira, saber que riscos está disposto a correr e o que deseja com seus investimentos. Você é conservador, moderado ou arrojado?

Prazo do investimento: existem investimentos de curto, médio e longo prazo, a maioria de renda fixa. Os de curto prazo podem ser usados para compor a reserva de emergência, por exemplo, já que ela precisa de liquidez imediata. Para independência financeira, normalmente os investimentos são de longo prazo.

Riscos: podem ser risco de liquidez, mercado e crédito. O de liquidez significa que se você precisar tirar o dinheiro antes do tempo, será cobrado taxas que comerão a rentabilidade ou ele ficará preso até completar o período de resgate. Risco de mercado se dá porque não conseguimos ter uma previsão do que acontecerá no mercado futuramente, sendo totalmente incerto. O risco de crédito nada mais é se a instituição falir.

Rentabilidade: a rentabilidade pode variar de acordo com a situação econômica do país, histórico do investimento, modalidade aplicada, taxas cobradas, e afins.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!