fbpx

Títulos privados de renda fixa

Compartilhe esse post

A renda fixa de maneira bem simples, é qualquer investimento que já tenha suas regras de remuneração definidas, e que estipulam um prazo de vencimento quando realizada a contratação sendo pré-fixadas, pós-fixadas ou híbridas. Podemos encontrar investimentos de renda fixa, no setor público e no privado.

Vamos descobrir um pouco mais sobre eles?
Títulos públicos

São títulos emitidos pelo governo para arcar com custos da dívida pública e déficits orçamentários. Para saber mais sobre esses títulos, acesse nosso artigo sobre Tesouro direto.

Já no setor privado podemos encontrar os seguintes produtos de renda fixa, conforme tabela abaixo:

Bora descobrir um pouquinho mais sobre esses investimentos?!

Poupança

A poupança é muito famosa e é considerada pela maioria dos brasileiros como um investimento muito seguro.

É uma conta bancária destinada somente a reserva financeira, que tem uma regra de rentabilidade definida de 70% da taxa Selic + a taxa referencial (que está zerada desde 2017), quando a Taxa SELIC está igual ou abaixo de 8,5%, agora com a Taxa SELIC a 10,75% a regra da poupança é de 6% ao ano + taxa referencial.

Isso demonstra que a poupança não é um bom investimento, por ter essa rentabilidade definida que é considerada ruim.

Certificado de Depósito Bancário

Mais conhecido como CDB, é um título que os bancos emitem para captar recursos para o mercado de crédito. Todos têm um vencimento definido, podem ser pré-fixados ou pós-fixados e possuem tributação de imposto de renda.

Letra de crédito imobiliária e Letra de crédito do agronegócio

Conhecidos também como LCI e LCA, são títulos emitidos pelos bancos para captação de recursos para o setor Imobiliário e do Agronegócio, uma particularidade é que esse tipo de investimento não possui tributação de imposto de renda, como uma forma de incentivo do governo para que as pessoas invistam nesses setores.

Recibos de depósito bancário

O RDB é um título emitido por bancos ou cooperativas e sociedades de crédito e financiamento, para viabilizar suas atividades de oferta de crédito, pode ser pré-fixado, pós-fixado ou híbrido. Os RDBs não possuem liquidez, isso significa que não é possível resgatar antes do vencimento, sendo também intransferíveis e inegociáveis e possuem a tributação de imposto de renda.

Letra de câmbio

A LC é um título emitido pelo banco para captar recursos, é também considerado como um dos investimentos melhor remunerado da renda fixa, tem cobertura pelo FCG e pode ser pré-fixado ou pós-fixado.

Certificado de recebíveis Imobiliário e Certificado de recebíveis do agronegócio

São títulos emitidos por companhias securitizados para captar recursos para o setor do agronegócio e imobiliários, podem ser pré-fixados ou pós-fixados, também não possuem a tributação do imposto de renda, porém não possuem cobertura pelo FGC como é o caso das LCIs e LCAs.

Letras financeiras

São emitidos por bancos, cooperativas de crédito com a finalidade de captar recursos de longo prazo, oferecendo uma rentabilidade mais atrativa aos investidores, uma vez que não é possível resgatar antes do vencimento, possuem imposto de renda, não tem cobertura pelo FGC e tem um risco que pode variar de médio a alto.

Você com certeza já ouviu alguém falando de alguma debênture, mas você sabe o que é?

Como todos os investimentos de renda fixa, as debêntures são empréstimos feitos para as empresas, onde elas prometem te devolver este valor com uma rentabilidade definida sendo pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Nenhuma debênture possui cobertura pelo FGC e por isso oferecem um risco de moderado ao alto, e são negociáveis, porém possuem baixa liquidez no mercado. Existem dois tipos de debêntures, sendo elas:

Debêntures convencionais

A regra é que elas só podem ser emitidas por empresas SA (sociedade anônima) de qualquer seguimento, e captam recursos para investir no crescimento da empresa, quitar dívidas e afins.

Debêntures incentivadas

Esses títulos são emitidos por empresas dos setores de infraestrutura com o intuito de arrecadar dinheiro para investir em algum seguimento especifico conforme a lei 12.431 de 2011, conforme listado abaixo:

  • Logística
  • Aviação civil
  • Transporte
  • Saneamento básico
  • Energia
  • Mineração
  • Telecomunicações

O governo por não conseguir arcar com toda essa parte de infraestrutura no Brasil, criou essa lei que isenta a tributação de Imposto de renda sobre o rendimento e sobre o capital próprio, com o intuito de que as pessoas adquiram esse tipo de investimento, ajudando no crescimento e desenvolvimento desses setores.

E aí? Gostou do conteúdo? Quer começar a investir?

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!