fbpx

Dólar Ptax

Compartilhe esse post

Ao realizar compras no exterior com o cartão de crédito, você com certeza teve algumas dúvidas sobre como será feita a conversão da moeda estrangeira para o Real. Geralmente, a taxa de câmbio levada em consideração é o Dólar Ptax, mas, devemos ficar atentos já que fica a critério de cada instituição financeira escolher a melhor taxa para as conversões.

A PTAX nada mais é do que uma taxa que representa a taxa de câmbio. Melhor dizendo, representa o preço que uma moeda estrangeira tem em relação ao real brasileiro. Ou seja, o dólar PTAX mostra quanto está valendo o real em relação ao dólar americano.

Ela é aplicada para muitos contratos em dólar, variando entre negócios de importadoras e exportadoras, cálculo do dólar turismo e também acordos futuros da moeda. A Ptax é a taxa oficial aplicada para fazer a conversão de valores e custos em operações de importação que estão em moedas estrangeiras convertendo para o real. Só depois disso, são calculados os impostos incidentes sobre esses produtos.

Qual é a diferença do Ptax com a taxa de câmbio? 

Quando nos referimos a taxa de câmbio, estão inclusas também outras taxas, como o dólar de turismo e o de comércio. Quando falamos em taxa Ptax, estamos levando em consideração uma média das taxas de câmbio Real vs. Dólar usadas no mercado. Desse modo, a Ptax é uma taxa usada como referência para os procedimentos com moeda estrangeira que são feitos no Brasil, calculada pelo Bacen (Banco Central). 

Se você efetuar alguma transação no exterior, a Ptax não é a única taxa levada em consideração para verificar o valor a ser pago na sua fatura do cartão de crédito. E sim, usada como base pela instituição financeira emissora desse cartão. 

Além do mais, o Dólar Ptax também é usado como parâmetro para transações de importação e exportação em todo o mundo. Também, é usada em vários tipos de investimentos, como fundos atrelados ao dólar ou até mesmo com os derivativos. 

Como é calculada a Ptax?

Ela é calculada diariamente pelo Banco Central, e leva em consideração a média das taxas de compra e venda utilizadas pelas instituições financeiras no Brasil. A fim de fazer esse cálculo, o sistema do Bacen exclui as duas maiores e menores cotações de cada período automaticamente.

Fazendo isso, a média das taxas das operações é então determinada, tanto para compra quanto venda de dólar. Como são feitas várias operações de compra e venda de dólar diariamente no país, as flutuações da moeda (dólar) têm influência direta na Ptax.

O sistema de câmbio usado no Brasil é o regime de câmbio flutuante, que deixa essa variação de preço (para cima ou para baixo) da nossa moeda acontecer. Com isso, se o dólar fecha em alta em determinado dia, o dólar Ptax consequentemente também irá subir. Do mesmo jeito irá acontecer se a variação da moeda for de queda, o dólar Ptax vai cair também.

Essa média de taxas é informada pelos dealers de dólar em 4 janelas durante o dia. Geralmente, os contratos de derivativos de câmbio são acertados levando em consideração a taxa registrada no dia útil anterior.

São realizadas quatro consultas às operações feitas entre as 13 instituições dealers (aquelas credenciadas para operar com o governo) entre os horários:

– 10h e 10h10;

– 11h e 11h10; 12h e 12h10;

– 13h e 13h10.

São excluídos do cálculo os dois maiores e os dois menores valores e, com o restante, é calculada uma média aritmética simples.

Como a Ptax impacta o nosso orçamento?

Não é só em relação ao valor das viagens para fora do país e nas compras feitas em dólar que a essa taxa influência. Ela vai afetar no preço de produtos de importação e investimentos.  

Imagina uma mercadoria fabricada fora do Brasil, que foi adquirida por revendedores nacionais brasileiros em dólar para só depois ser revendido em real. Nesse caso, quando a Ptax tem uma alta, as compras feitas fora do Brasil ficam mais caras. Igualmente para o valor de produtos importados dentro do país, ou também produtos de fabricação nacional que usam insumos importados (como por exemplo peças automotivas).

Assim, vemos que as flutuações no câmbio e na Ptax influenciam diretamente na organização financeira das pessoas de inúmeras formas. Também vemos que, o dólar Ptax serve igualmente como referência para muitos investimentos, como fundos com ativos estrangeiros e derivativos que usam como base futuros de dólar. 

Qual o câmbio utilizado nas cobranças do cartão de crédito?

O Bacen não tem uma regra para determinar qual taxa é levada em consideração para a conversão do câmbio no cartão de crédito utilizado fora do país. Com isso, o banco ou instituição financeira pode aplicar o câmbio que achar melhor para a conversão. Esse é o maior motivo de existir tanta divergência entre cotações aplicadas nos cartões de crédito.

Desse modo, sempre vá atrás de saber qual é o câmbio aplicado no seu banco ou instituição financeira para a conversão das moedas estrangeiras. Não é obrigatório, mas a maioria utiliza a taxa Ptax.

Qual é a diferença entre dólar comercial, turismo e Ptax?

O valor do dólar Ptax não é igual ao do dólar comercial e turismo. O Ptax leva em consideração uma média ponderada, calculada e ajustada todos os dias (exceto em feriados nacionais) pelo Bacen. 

Os valores utilizados para calcular o Ptax vêm dos registros do Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central), o qual possibilita a comunicação entre instituições financeiras no Brasil e o Bacen.

Já o dólar comercial, simboliza o valor da moeda em um momento. Em resumo, o valor da moeda será determinado levando em conta a oferta e a demanda do mercado em questão.

Com isso, quanto maior for a demanda de compra para essa moeda (e menor a oferta) mais caro ficará o preço da mesma no mercado. Isto é, a cotação do dólar comercial vai variar no decorrer do dia, já que no Brasil adotamos o regime de câmbio flutuante.

O dólar turismo, representa uma transação de venda e compra de dinheiro estrangeiro para viagens internacionais. O cálculo tem como base a cotação comercial da moeda, somando os impostos, custos com administração, importação, segurança, logística, estoque da moeda, etc.

A Ptax é uma das taxas fundamentais usadas como referência para operações internacionais no Brasil, tanto para uma compra no cartão de crédito, importação e exportação ou investimentos ligados ao dólar americano. O Dólar Ptax representa a paridade entre o dólar americano e o real brasileiro. 

O seu cálculo é feito a partir de uma média ponderada das cotações recebidas pelo Bacen (Banco Central), sendo publicado todos os dias pela manhã e pela tarde. Não se iluda achando que o valor da moeda estrangeira só influencia as empresas, já que no final das contas, quem vai comprar as mercadorias e serviços, tanto nacional quanto importado, vai ser o consumidor final. 

Não se esqueça que a Ptax é utilizada para fazer a conversão dos preços dos produtos importados em reais e depois disso fazer o cálculo dos impostos, que você irá pagar quando o produto chegar nas lojas para consumo. O famoso “preço do dólar”. Por causa disso, é de extrema importância compreender os efeitos do câmbio no nosso cotidiano, e nas nossas vidas no geral. 

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!