fbpx

Dólar Ptax

Compartilhe esse post

Ao realizar compras no exterior com o cartão de crédito, você com certeza teve algumas dúvidas sobre como será feita a conversão da moeda estrangeira para o Real. Geralmente, a taxa de câmbio levada em consideração é o Dólar Ptax, mas, devemos ficar atentos já que fica a critério de cada instituição financeira escolher a melhor taxa para as conversões.

A PTAX nada mais é do que uma taxa que representa a taxa de câmbio. Melhor dizendo, representa o preço que uma moeda estrangeira tem em relação ao real brasileiro. Ou seja, o dólar PTAX mostra quanto está valendo o real em relação ao dólar americano.

Ela é aplicada para muitos contratos em dólar, variando entre negócios de importadoras e exportadoras, cálculo do dólar turismo e também acordos futuros da moeda. A Ptax é a taxa oficial aplicada para fazer a conversão de valores e custos em operações de importação que estão em moedas estrangeiras convertendo para o real. Só depois disso, são calculados os impostos incidentes sobre esses produtos.

Qual é a diferença do Ptax com a taxa de câmbio? 

Quando nos referimos a taxa de câmbio, estão inclusas também outras taxas, como o dólar de turismo e o de comércio. Quando falamos em taxa Ptax, estamos levando em consideração uma média das taxas de câmbio Real vs. Dólar usadas no mercado. Desse modo, a Ptax é uma taxa usada como referência para os procedimentos com moeda estrangeira que são feitos no Brasil, calculada pelo Bacen (Banco Central). 

Se você efetuar alguma transação no exterior, a Ptax não é a única taxa levada em consideração para verificar o valor a ser pago na sua fatura do cartão de crédito. E sim, usada como base pela instituição financeira emissora desse cartão. 

Além do mais, o Dólar Ptax também é usado como parâmetro para transações de importação e exportação em todo o mundo. Também, é usada em vários tipos de investimentos, como fundos atrelados ao dólar ou até mesmo com os derivativos. 

Como é calculada a Ptax?

Ela é calculada diariamente pelo Banco Central, e leva em consideração a média das taxas de compra e venda utilizadas pelas instituições financeiras no Brasil. A fim de fazer esse cálculo, o sistema do Bacen exclui as duas maiores e menores cotações de cada período automaticamente.

Fazendo isso, a média das taxas das operações é então determinada, tanto para compra quanto venda de dólar. Como são feitas várias operações de compra e venda de dólar diariamente no país, as flutuações da moeda (dólar) têm influência direta na Ptax.

O sistema de câmbio usado no Brasil é o regime de câmbio flutuante, que deixa essa variação de preço (para cima ou para baixo) da nossa moeda acontecer. Com isso, se o dólar fecha em alta em determinado dia, o dólar Ptax consequentemente também irá subir. Do mesmo jeito irá acontecer se a variação da moeda for de queda, o dólar Ptax vai cair também.

Essa média de taxas é informada pelos dealers de dólar em 4 janelas durante o dia. Geralmente, os contratos de derivativos de câmbio são acertados levando em consideração a taxa registrada no dia útil anterior.

São realizadas quatro consultas às operações feitas entre as 13 instituições dealers (aquelas credenciadas para operar com o governo) entre os horários:

– 10h e 10h10;

– 11h e 11h10; 12h e 12h10;

– 13h e 13h10.

São excluídos do cálculo os dois maiores e os dois menores valores e, com o restante, é calculada uma média aritmética simples.

Como a Ptax impacta o nosso orçamento?

Não é só em relação ao valor das viagens para fora do país e nas compras feitas em dólar que a essa taxa influência. Ela vai afetar no preço de produtos de importação e investimentos.  

Imagina uma mercadoria fabricada fora do Brasil, que foi adquirida por revendedores nacionais brasileiros em dólar para só depois ser revendido em real. Nesse caso, quando a Ptax tem uma alta, as compras feitas fora do Brasil ficam mais caras. Igualmente para o valor de produtos importados dentro do país, ou também produtos de fabricação nacional que usam insumos importados (como por exemplo peças automotivas).

Assim, vemos que as flutuações no câmbio e na Ptax influenciam diretamente na organização financeira das pessoas de inúmeras formas. Também vemos que, o dólar Ptax serve igualmente como referência para muitos investimentos, como fundos com ativos estrangeiros e derivativos que usam como base futuros de dólar. 

Qual o câmbio utilizado nas cobranças do cartão de crédito?

O Bacen não tem uma regra para determinar qual taxa é levada em consideração para a conversão do câmbio no cartão de crédito utilizado fora do país. Com isso, o banco ou instituição financeira pode aplicar o câmbio que achar melhor para a conversão. Esse é o maior motivo de existir tanta divergência entre cotações aplicadas nos cartões de crédito.

Desse modo, sempre vá atrás de saber qual é o câmbio aplicado no seu banco ou instituição financeira para a conversão das moedas estrangeiras. Não é obrigatório, mas a maioria utiliza a taxa Ptax.

Qual é a diferença entre dólar comercial, turismo e Ptax?

O valor do dólar Ptax não é igual ao do dólar comercial e turismo. O Ptax leva em consideração uma média ponderada, calculada e ajustada todos os dias (exceto em feriados nacionais) pelo Bacen. 

Os valores utilizados para calcular o Ptax vêm dos registros do Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central), o qual possibilita a comunicação entre instituições financeiras no Brasil e o Bacen.

Já o dólar comercial, simboliza o valor da moeda em um momento. Em resumo, o valor da moeda será determinado levando em conta a oferta e a demanda do mercado em questão.

Com isso, quanto maior for a demanda de compra para essa moeda (e menor a oferta) mais caro ficará o preço da mesma no mercado. Isto é, a cotação do dólar comercial vai variar no decorrer do dia, já que no Brasil adotamos o regime de câmbio flutuante.

O dólar turismo, representa uma transação de venda e compra de dinheiro estrangeiro para viagens internacionais. O cálculo tem como base a cotação comercial da moeda, somando os impostos, custos com administração, importação, segurança, logística, estoque da moeda, etc.

A Ptax é uma das taxas fundamentais usadas como referência para operações internacionais no Brasil, tanto para uma compra no cartão de crédito, importação e exportação ou investimentos ligados ao dólar americano. O Dólar Ptax representa a paridade entre o dólar americano e o real brasileiro. 

O seu cálculo é feito a partir de uma média ponderada das cotações recebidas pelo Bacen (Banco Central), sendo publicado todos os dias pela manhã e pela tarde. Não se iluda achando que o valor da moeda estrangeira só influencia as empresas, já que no final das contas, quem vai comprar as mercadorias e serviços, tanto nacional quanto importado, vai ser o consumidor final. 

Não se esqueça que a Ptax é utilizada para fazer a conversão dos preços dos produtos importados em reais e depois disso fazer o cálculo dos impostos, que você irá pagar quando o produto chegar nas lojas para consumo. O famoso “preço do dólar”. Por causa disso, é de extrema importância compreender os efeitos do câmbio no nosso cotidiano, e nas nossas vidas no geral. 

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!