fbpx

Brazilian Depositary Receipt – BDR

Compartilhe esse post

Para muitos brasileiros, investir no exterior pode parecer muito complicado, ou até impossível, porém existem algumas maneiras de aplicar seu dinheiro em empresas listadas no exterior. Uma dessas alternativas são os BDRs.

BDR, sigla para Brazilian Depositary Receipt, é um certificado de depósito emitido e negociado no Brasil que representa ações de empresas de outros países. Esses recibos vão acompanhar a variação dos ativos originais nas bolsas onde estão listados, como Nasdaq ou NYSE.

Importante ressaltar que os BDRs não são os papéis em si, mas estão lastreados neles. Então, diferente de investir diretamente em ações brasileiras, você não se tornará sócio da empresa que comprar os papéis, apenas terá posse dos certificados que representam as ações internacionais.

E como funcionam?

O processo acontece por meio de uma instituição depositária. Ela é quem fica responsável por comprar as ações estrangeiras e mantê-las, ou seja, toda a relação com a empresa internacional cabe ao depositário. Após a compra, ela emite o BDR, garantindo que o saldo entre as ações e os títulos esteja alinhado.

Outro trabalho da instituição é fornecer relatórios e trazer informações relevantes sobre a gestão da empresa para os investidores brasileiros.

Quais os tipos de BDR?

Os Brazilian Depositary Receipts estão classificados em dois tipos, os patrocinados e os não patrocinados:

Patrocinados

São aqueles em que a própria empresa emissora tem interesse no mercado brasileiro e busca uma instituição depositária brasileira para fazer parte do projeto. Dentro da aba dos patrocinados existem três níveis.

No nível I, os ativos não são negociados na Bolsa e sim no mercado de balcão, por não ser exigido registro na CVM. Além disso, a instituição depositária deve manter as informações sobre a companhia da maneira em que é divulgada em seu mercado local.

Já nos níveis II e III, a empresa é obrigada a ter registro na CVM, ou seja, os certificados serão negociados diretamente na Bolsa de Valores. Para as informações divulgadas, devem ser seguidas as regras de transparência brasileira.

Não patrocinados

São aqueles títulos em que a empresa emissora não participa diretamente, a própria instituição depositária toma a iniciativa de emitir os certificados. Essa classificação, sempre é nível I. A maioria dos recibos disponíveis se encaixam nessa categoria.

Quais as vantagens de investir em BDRs?

Uma das vantagens desse tipo de título é conseguir uma maior diversificação de carteiras, além de ter uma exposição ao dólar. Em momentos turbulentos para a economia ou política brasileira, é comum existir uma volatilidade alta do câmbio, isso significa que, investindo fora, você também está protegendo parte do seu patrimônio de uma desvalorização do real.

Uma terceira vantagem é a praticidade que se tem ao investir nesse tipo de ativo. O investidor não precisa passar por toda a burocracia e custos altos de investir diretamente na bolsa estrangeira, pois os ativos podem ser comprados dentro da bolsa brasileira e em reais.

Porém, por ser um investimento de renda variável, esse tipo de investimento traz alguns riscos que o investidor deve ficar de olho.

Quais são os principais riscos?

Um risco importante a ser considerado é a variação cambial, isso quer dizer que, se o dólar aumentar e o real cair, seu BDR irá se valorizar. Mas se o dólar cair e o real subir, seu investimento vai desvalorizar junto à moeda.

Outro ponto importante, é lembrar que estará trabalhando com ações, então existe a volatilidade do mercado e variação dos preços. Por isso, é essencial que o investidor conheça a empresa em que estará aportando, para entender o momento de comprar ou vender seus certificados.

Por fim, qual a tributação dos BDRs?

A tributação usada para essa classe é de 15% sobre o lucro das negociações. Em Day Trade passa para 20%. Além do imposto de renda, o investidor poderá arcar com a taxa de corretagem, taxa de custódia e lucros devidos à B3.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!