fbpx

Simulador de investimentos

Chega de poupança! Simule agora e compare o rendimento de investimentos em renda fixa

Compartilhe esse post

Simulador de investimentos

Quero simular um

Aporte inicial:
Aporte mensal:
Taxa:
Período:

Com o Simulador de investimentos da UPlanner, você descobre qual tem a melhor rentabilidade de acordo com os seus objetivos!

A partir do último trimestre de 2021 a renda fixa se tornou mais atrativa devido a elevação da nossa taxa básica de juros, SELIC.

Hoje a SELIC está em 7,75% ao ano, ou seja, muitos investidores começaram a olhar com mais atenção para as alternativas de investimentos em renda fixa e seus ganhos.

Títulos como por exemplo os CDB’s, LCI, LCA e o Tesouro se tornam, mais interessantes para o investidor que deseja o baixo risco, uma boa rentabilidade, e a garantia do FGC, e que por fim ainda podem ser isentos de imposto de renda (IR).

TituloLiquidezGarantia do FGCIsento de IR
CDBOpções com liquidez diária e no vencimento
LCI/LCA Liquidez no vencimento
CRI/CRA Liquidez no vencimento
Debêntures Liquidez no vencimento
Tesouro Direto Liquidez diária Garantido pelo Tesouro Nacional

Características dos ativos de renda fixa

CDB

O  Certificado de Depósito Bancário (CDB) é conhecido por ser uma das primeiras alternativas a poupança. Sua rentabilidade pode ser duas vezes maior que a da poupança, além de possuir garantia do FGC.

Por exemplo, se o valor investido for de até R$250 mil você estará protegido pelo FGC, então se o banco emissor quebrar, ou não entregar a quantidade prometida no prazo.

Um CDB pode ser pós-fixado, pré-fixado ou híbrido:

  • Pré-Fixado: permite que você saiba o quanto o seu dinheiro irá render até a data de vencimento do título.
  • Pós-Fixado: tem a sua rentabilidade atrelada ao valor do CDI, por exemplo: rende 100%, ou 120% do CDI.
  • Híbridos: tem uma parte da rentabilidade prefixada e a outra parte atrelada a algum índice financeiro, como por exemplo o IPCA, que é o índice da inflação no Brasil.

LCI/LCA

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos em renda fixa que captam recursos para os setores imobiliário e agronegócio, ou seja, ambos os investimentos tendem a seguir a performance do CDI.

As LCI’s e LCA’s também possuem 3 categorias:

  • Letras Prefixadas: tem seu rendimento definido com antecedência, assim como a data de vencimento da aplicação.
  • Letras Pós-fixadas: tem sua rentabilidade atrelada a algum indicador, como por exemplo a taxa da SELIC.
  • Híbridas: os investimentos podem ser tanto prefixados quanto pós-fixados.

CRI/CRA

CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificados de Recebíveis Agrícolas) são investimentos em renda fixa que possuem isenção de imposto de renda.

Investe os recursos captados em imóveis e no setor da agropecuária, como por exemplo milho, gado a soja entre outros. No entanto um ponto negativo é que esses ativos não contam com a garantia do FGC, portanto o risco fica por cada emissão e pela empresa emissora.

Os CRI’s e CRA’s tem sua rentabilidade sendo prefixada ou pós-fixada.

Debêntures

As debêntures são títulos que representam a dívida emitida por uma empresa, e o objetivo é de captar recursos. Ou seja, funciona como um empréstimo, onde a companhia precisa de recursos para realizar seus planos e projetos, e o investidor pode “comprar” o direito de crédito a troco de uma rentabilidade que será paga pela empresa emissora.

Da mesma forma que os CDB’s, LCI/LCA, pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.

Tesouro Direto

Se você busca um investimento de baixo risco, e com diferentes prazos e rendimentos, então o Tesouro Direto pode ser uma boa alternativa.

Funciona assim: o governo precisa captar recursos para financiar as dívidas públicas, então são emitidos títulos de crédito com um valor, rendimento e a data de vencimento predefinidos.

Como exemplo, é como se você emprestasse dinheiro ao governo e em troca recebe o valor investido mais juros.

Além disso, existem três tipos de títulos:

  • Pré-fixado: a taxa de juros é fixa e permite o investidor saber o quanto irá receber no vencimento do título, por exemplo: Rentabilidade de 9,5% ao ano.
  • Pós-fixado: O rendimento é atrelado à SELIC, por exemplo: Selic + 0,5% ao ano.
  • Híbridos (IPCA+): Acompanham o índice da inflação com alguma porcentagem adicional para garantir uma remuneração maior do que a taxa inflacionária, Por exemplo: IPCA + 5% ao ano.

E ai, gostou do nosso Simulador?

Além dos investimentos em renda fixa já mencionados aqui, quer conhecer os melhores produtos financeiros disponíveis? Agende uma reunião gratuita com um planejador financeiro da UPlanner, dessa forma você dará o próximo passo no mundo dos investimentos!

Clique aqui e converse gratuitamente com um de nossos especialistas e inicie sua transformação financeira!

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!