O CDI é um termo bem comum no mercado financeiro, mas afinal, o que é o CDI? E como essa sigla está relacionada aos seus investimentos? 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O certificado interbancário não é oferecido diretamente aos investidores e sim para outros bancos, ou seja, é o empréstimo que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. 

Por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo, assegurando assim que o sistema financeiro seja estável e esteja saudável. Porém, por diferentes motivos, nem sempre isso acontece e nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. 

Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que são definidos pela Taxa DI, ou seja, é a taxa que os bancos emprestam dinheiro para outros bancos. 

Portanto o CDI não é a taxa, mas o instrumento para chegarmos na taxa DI. No entanto, o mercado usualmente o chama de “taxa CDI”.

Como o CDI impacta os seus investimentos?

A taxa CDI é o principal indexador do mercado de Renda Fixa. A maior parte dos títulos de Renda Fixa pós fixados que são negociados no mercado está indexado ao CDI, e historicamente essa taxa tem ficado entre 0,01 e 0,02% abaixo da Selic Over (taxa básica de juros definida pelo Banco Central).

Exemplo: Um título que rende 100% do CDI vai render de acordo com a variação dessa taxa. Se o CDI fechar o ano com 5%, esse título vai pagar 5%. 

O CDI também é utilizado como um benchmark nos investimentos, funcionando como uma régua, onde é possível mensurar se o resultado da aplicação está conforme o esperado já que o CDI é considerado a remuneração mínima que você consegue praticamente sem correr risco.

Se os seus investimentos estão rendendo acima de 100% do CDI, significa que estão ganhando mais, do que quem aplica apenas em investimentos conservadores. 

Exemplo: Um título que rende 120% do CDI, irá render 20% a mais do que o CDI. Se o CDI fechar o ano com 5%, esse título vai pagar 6%. 

Por isso é sempre importante verificar se os seus investimentos estão rendendo acima ou igual ao CDI! Atualmente é possível investir facilmente em produtos que rendem 100% do CDI, uma taxa maior que a poupança, como a conta remunerada da Warren que é uma das maiores corretoras de investimento do país, para saber mais ou abrir sua conta clique no botão abaixo.

Quer entender mais sobre investimentos?

Faça seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Leia também

Investimentos
Maria Fernanda

Taxa Selic

SELIC ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, foi criado em 1979 pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima) em parceria com o Banco Central. Conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira.

Investimentos
João Vargas

Fundo Garantidor de Crédito

O verdadeiro guardião dos seus investimentos chama-se Fundo Garantidor de Crédito, ou mais conhecido como FGC. Conhecer essa instituição, seu funcionamento e alguns detalhes importantes sobre suas regras pode ser a chave que estava faltando para você mudar completamente o resultado dos seus investimentos.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!