fbpx

O que é CDI?

O CDI é um termo bem comum no mercado financeiro, mas afinal, o que é o CDI? E como essa sigla está relacionada aos seus investimentos? 

Compartilhe esse post

O certificado de depósito interbancário ou CDI não é oferecido diretamente aos investidores e sim para outros bancos, ou seja, é o empréstimo que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo. 

Por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo, assegurando assim que o sistema financeiro seja estável e esteja saudável. Porém, por diferentes motivos, nem sempre isso acontece e nesse caso, o banco precisa fazer um empréstimo para cobrir a diferença e deixar o caixa do dia positivo. 

Como todo empréstimo, os bancos também pagam juros que são definidos pela Taxa DI, ou seja, é a taxa que os bancos emprestam dinheiro para outros bancos. 

Portanto o CDI não é a taxa, mas o instrumento para chegarmos na taxa DI. No entanto, o mercado usualmente o chama de “taxa CDI”.

Como impacta os seus investimentos?

Essa taxa é o principal indexador do mercado de Renda Fixa. A maior parte dos títulos de Renda Fixa pós fixados que são negociados no mercado está indexado ao CDI. E historicamente essa taxa tem ficado entre 0,01 e 0,02% abaixo da Selic Over (taxa básica de juros definida pelo Banco Central).

Exemplo: Um título que rende 100% do CDI vai render de acordo com a variação dessa taxa. Se o CDI fechar o ano com 5%, esse título vai pagar 5%. 

É também utilizado como um benchmark nos investimentos, funcionando como uma régua, onde é possível mensurar se o resultado da aplicação está conforme o esperado. Já que é considerado a remuneração mínima que você consegue praticamente sem correr risco.

Se os seus investimentos estão rendendo acima de 100% do CDI, significa que estão ganhando mais, do que quem aplica apenas em investimentos conservadores. 

Exemplo: Um título que rende 120% do CDI, irá render 20% a mais do que o CDI. Se o CDI fechar o ano com 5%, esse título vai pagar 6%. 

Por isso é sempre importante verificar se os seus investimentos estão rendendo acima ou igual ao CDI! Atualmente é possível investir facilmente em produtos que rendem 100% do CDI, uma taxa maior que a poupança, como a conta remunerada da Warren que é uma das maiores corretoras de investimento do país, para saber mais ou abrir sua conta clique no botão abaixo.

Quer entender mais sobre investimentos?

Faça seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!