fbpx

Planejamento Financeiro Pessoal

Compartilhe esse post

Manter as suas finanças em ordem é extremamente importante para que você consiga guardar dinheiro e realizar os seus sonhos. Mas, pesquisas mostram que ainda estamos longe disso aqui no Brasil. Segundo um estudo realizado pelo SPC Brasil e pela CNDL, 58% dos brasileiros admitem que não cuidam das próprias finanças.

Entretanto, a crise econômica que veio junto com a pandemia do Covid-19 causou uma mudança no comportamento dos brasileiros. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), o interesse dos brasileiros pela organização financeira cresceu muito nesses últimos anos.

Com o planejamento financeiro pessoal, você conseguirá colocar as suas contas em dia, começar a guardar dinheiro, investir com maior assertividade e conhecimento, e concretizar os seus sonhos e metas. Com o planejamento tudo isso é possível!

O que é planejamento financeiro pessoal?

Nada mais é do que a organização da sua vida financeira. Ele será um mapa onde você conseguirá ter clareza sobre suas receitas, despesas e identificar onde estamos extrapolando.

Com isso, você irá tomar decisões eficientes e mais inteligentes em relação ao seu dinheiro, desenhar ao certo quais são as suas metas e objetivos, e montar um plano de ação para começar a poupar e guardar dinheiro, tudo isso contando com a ajuda de um planejador financeiro.

Vamos refletir um pouco, como irá realizar os seus sonhos se não conhece as suas finanças? Sabe como estão seus gastos e o seu orçamento mensal? É o planejamento financeiro pessoal que irá te mostrar o caminho para conseguir concretizar os seus sonhos, mantendo o controle sobre os suas finanças, e assim, chegando aonde você tanto quer! 

Qual a importância do planejamento financeiro pessoal?

A pandemia nos mostrou na prática a real importância de estar preparado para qualquer tipo de imprevisto!

Um estudo feito pela ANBIMA em parceria com o Datafolha nos mostra que 62% dos brasileiros começou 2020 sem ter nenhuma reserva de dinheiro para emergência.

Mas, o Covid-19 veio e todas essas pessoas acabaram sendo pegas de surpresa. Com o planejamento das finanças esse tipo de cenário poderia ter sido evitado, já que com ele conseguimos nos programar e ter uma reserva de emergência, por exemplo.

Além do mais, quando aprendemos como montar nossos objetivos e metas, ficamos mais focados em alcançar nossos sonhos e criamos uma disciplina para guardar dinheiro mais a longo prazo. Planejar as nossas finanças é imprescindível para conseguir definir quais são as nossas prioridades e destinar esforços para aquilo que realmente importa.

Aqui vão alguns pontos muito importantes que devemos levar em consideração no planejamento financeiro pessoal:

1. Organize o seu orçamento mensal

O primeiro passo é colocar as suas finanças em ordem e entender a sua situação financeira. Sem conhecer e ter domínio sobre elas, o desafio de fechar o mês no azul, fica muito maior.

É através desse controle, mais conhecido como fluxo de caixa, que você conseguirá ver como estão seus gastos, e qual o impacto deles no curto e no médio prazo. Uma parte extremamente importante para quem quer controle e entender seu comportamento em relação ao dinheiro.

2. Gestão de riscos

Riscos? Sim.

Infelizmente, não sabemos o que pode acontecer amanhã. É aqui que entra a parte de segurança e blindagem do seu patrimônio. Um planejamento financeiro pessoal bem feito, leva em conta esses imprevistos e emergências que podem acontecer.

Os principais pilares são plano de saúde, seguros de vida, seguros de automóvel, etc. Sabemos que gastos com saúde (quando pagos no particular) são elevados e podem ser uma dor de cabeça para muitas pessoas.

Esse “rombo” causado no orçamento muitas vezes geram endividamentos e situações que poderiam ter sido evitadas com uma boa cobertura de seguro.

O seguro de vida, por exemplo, não é só para depois que faltamos. Isso mesmo, sei que você não sabia disso. A maioria dos produtos de seguro são em vida, justamente para te blindar desses custos elevados que podem aparecer.

Como você irá se sustentar se algo acontecer e não conseguir exercer a sua profissão?

Recorremos ao nosso patrimônio, e começamos a vender o que demoramos tanto tempo para conquistar. Ou pior, pegamos empréstimos com juros altíssimos.

3. Invista o seu dinheiro!

Mesmo que comece com pouco! Afinal o tempo que você irá deixar o seu dinheiro investido tem forte impacto sobre o seu resultado. Mas, é claro que antes de sair investindo por aí é importante estudar o máximo possível sobre produtos financeiros e dar aquela pesquisada no mercado.

Além do mais, o investidor precisa conhecer qual é o seu perfil de investidor, para só assim aplicar o seu dinheiro em uma estratégia correta para ele:

  • Conservador: baixa tolerância ao risco e colocam segurança em primeiro lugar;
  • Moderado: se arriscam um pouco mais, desde que o investimento tenha possibilidades de ganhos mais elevados;
  • Arrojado: optam por ativos que possibilitam o maior ganho possível, mesmo deixando a segurança de lado.

A partir disso, o investidor consegue montar uma carteira com produtos que mais se encaixam no seu perfil de risco.

Pronto! Agora que você sabe os principais benefícios de um bom planejamento financeiro pessoal, não tem desculpas. O próximo passo é colocar em prática. Evite dores de cabeças, quite suas dívidas, controle e entenda o seu orçamento, invista melhor e atinja os seus objetivos.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

         

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!