fbpx

Mercado Financeiro

Compartilhe esse post

A cada dia que passa, o mercado financeiro tem se tornado um assunto mais recorrente, por conta do aumento do número de investidores.

Mas já parou para se perguntar o que é o mercado financeiro?

É através desse grande mercado que realizamos as compras e vendas de ativos como valores mobiliários, câmbio e outras mercadorias. Portanto, toda vez que você ouvir que alguém investiu em um fundo ou vendeu uma ação, saiba que foi por meio desse mercado que tudo aconteceu.

Como funciona o mercado financeiro?

A função do mercado financeiro, em suma, é impulsionar a relação entre quem quer emprestar dinheiro e quem quer tomar emprestado. A vantagem de quem empresta são os juros que virão junto ao valor emprestado, ou seja, os rendimentos do investimento feito.

Quais os tipos de mercados financeiros?

O mercado de capitais no Brasil é dividido em alguns segmentos, entre eles estão:

Mercado Monetário

É nesse mercado que acontecem as operações de curto e curtíssimo prazo com vencimentos inferiores a um ano. Apenas as instituições financeiras fazem parte desse mercado, onde captam e emprestam dinheiro, com o objetivo de terminar com o caixa positivo ao final do dia. Através dele temos a taxa de referência para renda fixa, o CDI.

Mercado de Crédito

Aqui acontecem as operações de curto, médio e longo prazo. O foco está em empréstimos e financiamentos para empresas e pessoas físicas que buscam capital. Nesse mercado temos também o cheque especial, cartão de crédito, entre outros. Esse mercado fica sob controle do Banco Central e dita os juros básicos da economia.

Mercado de Câmbio

Nesse mercado acontecem as trocas de moedas de países distintos. Muito usado por pessoas que vão viajar para o exterior, empresas com relações internacionais e exportadoras. A taxa de câmbio é determinada pelas operações de compra e venda realizadas nesse mercado. O principal responsável pela fiscalização e administração do mercado de câmbio é o Banco Central.

Mercado de Capitais

Esse é o segmento responsável pelas intermediações entre investidores e quem necessita de capital, com foco em negociação de ativos. As empresas que precisam de dinheiro abrem títulos de dívidas, de renda variável e fixa, assim, investidores podem comprar esses títulos e receber o valor acrescido de juros.

Agora que você já conhece melhor o mercado financeiro e como ele é dividido, está na hora de aprofundar seus conhecimentos nos investimentos.

Continue sempre estudando, pois como diria o grande Warren Buffett:

“O risco vem de não saber o que você está fazendo!”

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!