fbpx

Fundos Mistos

Compartilhe esse post

Os Fundos Mistos são investimentos que tem em sua carteira ativos de renda fixa e de renda variável.

Esses fundos buscam juntar a segurança de uma carteira de renda fixa com a rentabilidade do mercado acionário e investem numa combinação de ações, obrigações e instrumentos de tesouraria (provavelmente complementado por investimentos alternativos). Dependendo do número de ações e obrigações na carteira, os fundos mistos podem ser classificados em quatro tipos: defensivos (multiativos), equilibrados, agressivos e flexíveis.

Defensivos

Esse primeiro tipo de fundo misto investe principalmente em obrigações e apenas um montante limitado em ações. Geralmente, a divisão é feita em 25% de ações e 75% de títulos de dívida.

Equilibrados

Os fundos mistos equilibrados buscam um certo equilíbrio entre as ações e as obrigações. Por volta da metade do capital é investido em ações e a outra metade em títulos de dívida.

Agressivos

Essa variação investe especialmente no mercado de ações. São constituídos, geralmente, por mais de 75% da carteira aplicada em ações, e o restante é direcionado a ativos de baixo risco.

Flexíveis

Os fundos mistos flexíveis se diferem das outras categorias de fundos pela liberdade da entidade gestora poder variar a percentagem de ações entre 0 e 100%, conforme as condições do mercado. Porém, essa viabilidade está bem estabelecida na IFI do fundo e aos movimentos extremos estão normalmente excluídos. Um fundo flexível, com uma orientação defensiva, não investirá de repente e de forma massiva em ações, e vice-versa.

Independentemente da sua categoria, os fundos mistos (multiativos) são interessantes porque dão acesso direto a uma carteira diversificada, composta por várias classes de ativos.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

UPlanner na mídia
UPlanner

Podcast: Empodera elas

Podcast: Empodera elas especial dia das mães! A Nossa querida COO Maria Fernanda, participou do podcast do “Empodera elas” especial dia das mães, para falar

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa geralmente tem as carteiras necessitam ter pelo menos 80% do patrimônio aplicado em ativos ligados à variação da taxa de

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!