fbpx

Fundos Mistos

Compartilhe esse post

Os Fundos Mistos são investimentos que tem em sua carteira ativos de renda fixa e de renda variável.

Esses fundos buscam juntar a segurança de uma carteira de renda fixa com a rentabilidade do mercado acionário e investem numa combinação de ações, obrigações e instrumentos de tesouraria (provavelmente complementado por investimentos alternativos). Dependendo do número de ações e obrigações na carteira, os fundos mistos podem ser classificados em quatro tipos: defensivos (multiativos), equilibrados, agressivos e flexíveis.

Defensivos

Esse primeiro tipo de fundo misto investe principalmente em obrigações e apenas um montante limitado em ações. Geralmente, a divisão é feita em 25% de ações e 75% de títulos de dívida.

Equilibrados

Os fundos mistos equilibrados buscam um certo equilíbrio entre as ações e as obrigações. Por volta da metade do capital é investido em ações e a outra metade em títulos de dívida.

Agressivos

Essa variação investe especialmente no mercado de ações. São constituídos, geralmente, por mais de 75% da carteira aplicada em ações, e o restante é direcionado a ativos de baixo risco.

Flexíveis

Os fundos mistos flexíveis se diferem das outras categorias de fundos pela liberdade da entidade gestora poder variar a percentagem de ações entre 0 e 100%, conforme as condições do mercado. Porém, essa viabilidade está bem estabelecida na IFI do fundo e aos movimentos extremos estão normalmente excluídos. Um fundo flexível, com uma orientação defensiva, não investirá de repente e de forma massiva em ações, e vice-versa.

Independentemente da sua categoria, os fundos mistos (multiativos) são interessantes porque dão acesso direto a uma carteira diversificada, composta por várias classes de ativos.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!