fbpx

Fundo de Ouro

Compartilhe esse post

Você sabia que podemos investir em metais como o Ouro?

O Fundo de Ouro é um investimento que apesar de ter alta volatilidade é procurado por muitos investidores com o intuito de diversificar o seu capital. Além de ter uma boa liquidez, esse é um dos meios mais práticos de se investir nesse metal tão precioso.

Em resumo, ele é um fundo de investimento no qual o investidor adquire maior parte da alocação em ativos atrelados ao ouro. Essa é uma das maneiras mais práticas e simples de se investir em ouro. Por ser uma commodity negociada em dólar, a rentabilidade não só varia com a valorização ou desvalorização do ouro, mas também da moeda americana.

Qual a vantagem e desvantagem?

A principal vantagem dos fundos que investem em ouro é que com o tempo as barras de ouro se mostram como um importante reserva de valor. Por conta disso, o ativo costuma apresentar muita volatilidade, visto que os investidores costumam migrar para reservas de valores para se proteger das oscilações do mercado. Além disso, esse tipo de fundo não gera renda passiva, sendo que a aposta é apenas na valorização da commodity.

Como uma desvantagem de se aplicar em ouro, se aponta a falta de geração de caixa. Por ser uma reserva de valor ou moeda de troca, esse ativo não gera valor e muitos investidores optam por ficar fora dessa modalidade.

Como funciona a tributação?

A tributação dos fundos de ouro é parecida com a dos outros fundos. Assim, nos primeiros 30 dias temos o desconto do IOF, caso o investidor resgate a aplicação. Já o Imposto de Renda (IR) começa com a alíquota máxima de 22,5% e, conforme o tempo passa, chega ao mínimo de 15%. Por fim, temos ainda o come-cotas, que funciona como uma antecipação do IR.

É importante enfatizar que o patrimônio do investidor pode se valorizar de acordo com as oscilações do preço do ouro. Com isso, o objetivo ao se aplicar nesse fundo de investimento, não é a valorização. A intenção é alocar parte do capital em ouro para formar uma reserva de valor e proteger parte do patrimônio ao longo do tempo.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!