fbpx

Fundo de Curto Prazo

Compartilhe esse post

Você sabe como funciona esse tipo de fundo?

O fundo de curto prazo pode ser uma ótima escolha para quem quer maior agilidade e segurança em seus investimentos. Esses fundos tem um menor risco, porque as variações das taxas de juros interferem menos em suas cotas do que em outros tipos de fundos, por exemplo, já que esse fundo não investe em ativos que possuam alto risco.

 Normalmente, fundos de curto prazo se adéquam às carteiras de qualquer pessoa. Mas, antes de fazer qualquer investimento, precisamos analisar todas as informações do fundo para determinar se ele é o melhor ativo para você adicionar na sua carteira.

Qual o prazo desses fundos?

 Os Fundos de Curto Prazo são Fundos de Renda Fixa que investem em títulos com prazo máximo de 375 dias (1 ano) e prazo médio de 60 dias. O principal objetivo desses fundos é reproduzir as variações das taxas de juros e das pós-fixadas, costumando aplicar o patrimônio em títulos públicos federais ou privados de baixo risco (conservador).

A rentabilidade desses fundos está ligada principalmente à variação da taxa Selic e do CDI. Além disso, o resgate do valor investido ou de uma parte dele costuma acontecer no mesmo dia em que foi solicitado, sendo investimentos com boa liquidez.

Não devemos esquecer das tributações!

No caso desse tipo de fundo, existem alguns que são isentos de Imposto de Renda (IR), mas a maioria dos ativos de renda fixa segue a tabela Regressiva. Isso quer dizer que, a rentabilidade é tributada em 22,5% caso o resgate aconteça até o 6° mês e em 20% até 1 ano. Com isso, devemos ficar atentos e calcular a diferença entre rentabilidade e taxas para saber se esse fundo vale a pena.

A maior desvantagem desse tipo de fundo é que por investirem em ativos de baixo risco, acabam entregando menores taxas de rentabilidade em comparação a outros tipos de fundos, por exemplo. Porém, é uma boa opção para quem procura maior segurança e liquidez em sua carteira.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!