fbpx

Fundo de dívida externa

Compartilhe esse post

O que é? E como funciona?

O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no mínimo, 80% de seu Patrimônio Líquido em ativos de renda fixa emitidos fora do país. Esses ativos são títulos de dívida, emitidos pelo governo federal, e são negociados no mercado internacional. Os 20% restantes normalmente são aplicados em títulos de crédito, também negociados no exterior.

Quais as vantagens?

Temos algumas vantagens de se aplicar nesse tipo de fundo. Não é preciso ter muito dinheiro para fazer o aporte inicial, sendo uma maneira rápida e prática de investir seus recursos em ativos brasileiros no exterior. Também, é um jeito de diversificar o patrimônio e até se proteger, inclusive.

Claro, devemos levar em consideração as taxas de administração que tendem a ser mais altas que a dos outros tipos de fundos de investimentos. Fazer o cálculo em relação às taxas cobradas subtraindo da rentabilidade do fundo é essencial para entender se esse fundo é uma boa opção para aplicar o patrimônio.

Qual o tipo de tributação?

Quando você resgatar seus recursos do fundo, haverá tributação. Os tributos são IR (Imposto de Renda), obrigatoriamente, e caso o resgate seja feito abaixo de 30 dias, haverá a cobrança de IOF (Impostos sobre Operações Financeiras). No caso do IR, a longo prazo (acima de 180 dias da aplicação) será cobrado 20% e, para curto prazo (até 180 dias) será cobrado 22,5% de alíquota IR.

Os fundos de investimentos da dívida externa são abertos a qualquer tipo de investidor. Lembrando que são acompanhados pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid).

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!