fbpx

Análise Fundamentalista e Técnica

Compartilhe esse post

A análise fundamentalista não é o único método de medir a saúde de um investimento, outra linha de pensamento é a análise técnica ou grafista como uma alternativa a análise de investimentos. Ambos visam fornecer aos investidores as ferramentas necessárias para tomar decisões com a melhor perspectiva possível. No entanto, existem algumas diferenças básicas entre análise fundamentalista e a técnica que são cruciais para entender.

Qual a diferença entre elas?

Uma distinção entre análise fundamentalista e técnica é a visão de que cada uma delas assume sobre o investimento. Em um nível básico, a análise fundamentalista pressupõe que os mercados muitas vezes estão errados quando se trata de precificar um título. Por meio de uma análise cuidadosa dos indicadores da empresa, a análise fundamentalista espera descobrir o valor intrínseco de segurança em questão. Por outro lado, na análise técnica assume-se que o preço de mercado de um título já incorpora os elementos que um analista fundamentalista consideraria.

Por essa razão, os analistas técnicos não tentam medir o valor intrínseco. Em vez disso, eles rastreiam as estatísticas geradas ao longo do tempo pela atividade de mercado em relação à segurança. Esses fatores incluem preços e volumes passados, e o objetivo é analisar padrões e fazer previsões mais informadas sobre o que o preço da segurança fará no futuro.

Nas análises fundamentalista e técnica cada um tem seus proponentes e seus detratores. Qual é a melhor metodologia para usar? Depende da sua estratégia e filosofia de investimento. Algumas pessoas sentem-se mais confortáveis em traçar tendências nos mercados para estimar as mudanças de preços, enquanto outras avaliam os indicadores em busca de pistas sobre seu valor. Independentemente de você acabar utilizando uma análise fundamentalista ou técnica em suas práticas de investimento é útil entender os fundamentos de cada um.

 Existem muitos números e variáveis diferentes para explicar. No entanto, se você souber analisar demonstrações de resultado, elas podem ser uma grande fonte de informações úteis enquanto prepara sua análise fundamentalista. Simplificando, demonstrações financeiras são o meio pelo qual uma empresa transmite informações sobre seu desempenho financeiro para o mundo exterior. Agora se você prefere avaliar estatisticamente um ativo a análise gráfica leva em consideração o preço do ativo, sem se preocupar com notícias ou complicações macroeconômicas que possam estar acontecendo, o importante é avaliar uma empresa antes de considerar compra-la.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!