fbpx

Gestão orçamentária: Por que é tão importante?

Compartilhe esse post

Com certeza, você já ouviu falar de gestão orçamentária. Principalmente quando relacionada a questões de finanças pessoais, certo?

Se eu perguntar para as pessoas se elas fazem o controle dos gastos, muitas vão dizer que fazem esse controle através de planilhas, bloco de notas e afins.

Mas o que chamamos de gestão orçamentária, nada mais é, que o verdadeiro controle dos seus gastos, e do seu comportamento em relação a eles. É por meio dele que conseguimos visualizar, quanto ainda temos de saldo positivo dentro do nosso orçamento para as coisas que ainda queremos ou precisamos comprar.

Por que é importante?

Importante, principalmente para quem deseja ter controle. Uma vez que é no orçamento que você identifica quanto está gastando com lazer, ou com alimentação, por exemplo.

Como fazer uma boa gestão do seu dinheiro?

A primeira coisa a se fazer é o mais famoso e conhecido “FLUXO DE CAIXA”. Que é saber quanto você recebeu de receita dentro daquele mês, com o que gastou, e quanto gastou da sua receita com cada categoria especifica.

As mais famosas são:

  • Alimentação
  • Transporte
  • Lazer
  • Cuidados pessoais
  • Saúde e afins…
O que pode prejudicar o seu controle?

Maus hábitos e não manter constância. Infelizmente, o maior inimigo quando se trata do nosso dinheiro, somos nós mesmos. Afinal, nós que decidimos, no que será gasto.

Se não separarmos, algum momento do nosso dia, ou alguma hora na nossa semana para gerir e visualizar, aprendendo a ter um olhar critico para os nossos gastos, não identificaremos onde estamos errando.

Em alguns casos isso pode gerar um desgaste emocional muito grande, mas é preciso ter força e coragem para viver esse processo de consciência.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.”
Will Durant

E, isso só depende de você!

A impulsividade e a lei da compensação, também são inimigos da sua gestão orçamentária e finanças no geral, pois faz gastarmos com o que não precisamos.

Uma dica para não agir por impulsividade, é voltar em outro momento na mesma loja, que já não olhará mais com a mesma vontade do dia anterior. Refletir, sobre a necessidade de comprar determinada coisa também é importante, e pode te impedir de gastar com algo desnecessário.

Já a lei da compensação, está baseada naquela famosa frase: “Eu trabalho, eu mereço”. A grande questão, não é sobre merecer, mas é se realmente você precisa!

Gastar com algo que você acredita que merece, não deve ser mais importante do que com algo que você realmente precisa.

Precisamos, trabalhar bastante questões comportamentais, porque elas geralmente estão associadas a problemas psicológicos. Ao quão não estamos bem com nós mesmos, e buscando por algo que nos proporcione uma felicidade passageira, acreditando que aquilo vai nos fazer bem. O problema é que quando se trata de dinheiro, isso pode gerar um transtorno muito pior.

O passo mais importante para resolver isso, é cuidando das suas finanças.

E você? Tem cuidado da sua?!

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de dívida externa

O que é? E como funciona? O fundo de dívida externa é um fundo da categoria de renda fixa, e tem como critério investir no

Investimentos
Fernanda Veiga

Fundo de ações

Você sabe como funciona um Fundo de Ações? Escolher investir em fundos de ações é um jeito mais simples de apostar na bolsa de valores,

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!