fbpx

Títulos de Capitalização

Compartilhe esse post

Você sabe o que é Título de Capitalização?

O título de capitalização, para quem usa instituições financeiras, certamente já recebeu uma oferta do seu gerente para comprar e “aplicar” nesse tipo de produto. Normalmente, ficamos tentados pela oferta, que funciona como um tipo de rifa (sorteio) na qual o valor do ticket é devolvido aos que não ganharem os prêmios sorteados.

Fique atento a essa informação, entre agosto de 2011 e 2012 o mercado dos títulos de capitalização teve um crescimento de aproximadamente 13,6%.

Infelizmente, temos que alertar que os títulos de capitalização não são um investimento!

Ao aplicar em um título de capitalização, o banco dirige parte desse dinheiro para o sorteio (quer dizer, a taxa para concorrer aos prêmios), a outra fração para a taxa de administração (financiando a manutenção da instituição financeira) e por fim, para a capitalização do seu dinheiro. Lembre-se que os montantes designados ao sorteio e a taxa de administração diferem de acordo com o mês.

Esses títulos sorteiam prêmios ou valores em dinheiro, fazendo pagamentos mensais (PM) ou um pagamento único (PU). Devemos ficar atentos aos prazos de pagamento, período em que o titular deve quitar a compra, e de vigência do título, período em que ele ficará sob a custódia do banco.

O comércio desses títulos é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), e assim como os seguros, precisam de corretoras ou agentes credenciados para serem negociados. Assim como os bancos, as empresas que comercializam títulos de capitalização devem seguir as normas do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, esses títulos são também usados por pessoas que querem alugar um imóvel e não desejam depender de um fiador ou seguro-fiança na hora de assinar contrato.

Os títulos podem atuar como uma garantia!

Ao começar os trâmites do aluguel, o inquilino compra um título de capitalização de valor acordado pelo locador e a corretora de imóveis.

Posteriormente, assina um contrato no qual se compromete a destinar esse dinheiro caso atrase o aluguel ou danifique o imóvel.

Finalizado o contrato de aluguel sem atrasos de pagamento ou reformas, o inquilino pode resgatar o dinheiro do título integralmente.

Embora haja a chance de ganhar o sorteio ser convidativa, se pararmos para analisar as vantagens sobre os esses títulos, são o sorteio e o banco. E os motivos para não cair nessa furada são inúmeros.

O grande problema de comprar esse tipo de título é que durante o tempo da aplicação o seu dinheiro fica parado, enquanto outras modalidades de investimento estão rendendo lucro.

Considerando o fator ‘rentabilidade’ até a poupança passa a ser mais compensadora que os títulos de capitalização. Uma vez que todo o montante que você aplica gera um rendimento de cerca de 0,5% ao mês somada à taxa referencial (TR).

Outra enorme desvantagem é em relação a carência. Se você precisar retirar o dinheiro antes do vencimento desse papel, terá que pagar uma multa por rescisão do contrato. A pessoa não conseguirá pegar de volta todo o valor que aplicou, só um proporcional sobre a quantia desembolsada.

Além disso, os bancos normalmente oferecem títulos de capitalização com prazos longos de contribuição (cerca de 2 anos ou mais).

A propósito, os bancos sequer podem tentar promovê-los como uma opção de investimento, isto é, trata-se de mais um produto/serviço para empurrar o seu gerente do banco a bater metas. Você deve ficar atento e planejar o futuro analisar a melhor alternativa de investimento de acordo com seus objetivos.

Se você já possui ou possuiu um título de capitalização pensando que seria um investimento, agora já sabe! Tenha em mente que existem opções mais rentáveis e conservadoras, como os investimentos de renda fixa.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!