fbpx

Por que manter a constância?

Compartilhe esse post

Falar sobre manter a constância, pode parecer conversa de coach, ainda mais por ser um assunto bem em alta nos últimos tempos.

Mas se pararmos para analisar, a maioria das pessoas se encanta rapidamente com um futuro promissor, sobre coisas pelas quais começam a sonhar. Iniciando assim o tão esperado projeto, seja ele de emagrecer, abrir o próprio negócio, e principalmente aqui no nosso caso, organizar sua vida financeira.

Por que precisamos parar de sonhar?

Não é sobre parar de sonhar, mas é muito fácil começarmos a divagar de maneira lúdica, sobre coisas que sempre quisemos. Nosso coração acelera, ficamos ansiosamente felizes e começamos a fazer projetos e programações sobre aquilo.

Se ficarmos apenas nisso, não sairemos do lugar, afinal sonhar faz parte, mas não te leva até o seu objetivo. E é aí que entra a constância, ou disciplina.

Como manter a constância?
Você precisa identificar o que te faz desistir, certo?

Um exemplo bem conhecido de projeto, é o de emagrecimento. Quantas pessoas você conhece que já desistiram depois de uma semana da dieta, de dar continuidade, ou de caírem na famosa “tentação” e comerem algo que teoricamente não deveriam, e depois simplesmente largarem o barco?!

Acredito, que algumas muitas né!!!

Parar de dar desculpas!

É muito comum do ser humano, arrumarmos desculpas para aquilo que não fazemos, é uma maneira que o nosso cérebro tem de nos proteger da CULPA! Mas isso não resolve o seu problema, e nem te faz ficar mais perto do objetivo, pelo contrário, te faz permanecer na inércia, ou seja, você não sai do lugar. Fica estagnado.

Separar tempo

Ter uma agenda de compromissos pessoais e profissionais, vai te ajudar a se organizar para o seu objetivo. Por exemplo, quais dias e horários durante a semana você vai separar para cuidar das suas finanças pessoais e fazer lançamentos, visualizar seus gastos, e fazer projeções da semana seguinte ?

Isso vale também para qualquer coisa que pretenda fazer. Quer meu exemplo pessoal?

Eu emagreci 34kg no período de 9 meses no ano de 2017. Como eu fiz isso?

CONSTÂNCIA!

Eu treinava, de segunda a sexta, e aos finais de semana fazia caminhadas de 1 hora na rua, refeições de 3 horas em 3 horas, e deixei de comer coisas que não faziam sentido para mim.

Eu por exemplo, amo frutas, legumes e verduras, lógico que assim fica mais tranquilo. Não que seja mais fácil, porque eu sempre amei comer massas, frituras, e tudo que fosse salgado. Mas escolhi abrir mão dessas coisas, aprendi a dosar, quando e quanto eu devo comer dessas besteiras.

Mas entenda, eu tive que abrir mão de algumas coisas. Tive que aprender a fazer escolhas que me fizessem alcançar meu objetivo. E cheguei lá!

Mas e o cuidado com o seu dinheiro Fer?

Eu sempre fiz anotações na caderneta do celular, e você fique surpreso ou não, sempre faltava dinheiro. Eu consegui me organizar de verdade quando comecei a fazer os lançamentos no sistema da UPlanner.

Foi fácil?

A resposta é que não, mas eu não desisti, queria entender como aquilo funcionava, entender porque o sistema era melhor, e mais funcional que as minhas anotações.

Eu nunca tive dívidas, mas também, nunca tive dinheiro guardado. Minha alegria hoje, e fazer minhas projeções no sistema, e conseguir manter a constância nos meus aportes de investimento. Isso porque eu separei os horários que eu utilizo para cuidar do meu dinheiro, e uso a tecnologia ao meu favor.

Lembrar do “porque” começou.

Pode parecer fácil, dar continuidade em um projeto quando estamos motivados. Mas não são todos os dias que nos mantemos assim.

É por isso que precisamos sempre pensar no “Por que?” começamos algo, isso nos levará a concluí-lo. Mantenha a constância, e sempre responda a seguinte pergunta: “Por que eu faço isso? Porque quero realizar aquilo…”

Não faça da motivação o pilar para realização dos seus objetivos

Quando a motivação vai embora, é que começam as desculpas.

Aprenda a lidar com as suas emoções

Muitas questões mexem com as nossas emoções, e elas acabam nos sabotando. Qual a consequência disso?

Desistencia!

Lidar com questões financeiras, mexem com o nosso emocional, porque é quando nos sentimos culpados por estar, onde estamos. Mas se deixamos elas nos dominarem e desistirmos, estaremos apenas tapando o sol com a peneira.

É sobre lidar dia-a-dia com aquilo. Se eu não consegui hoje, amanhã eu faço diferente…

A terapia, pode te ajudar bastante nesse processo de inteligência emocional. Pois vai te fazer lidar de frente com essas questões. Lógico que nem todo mundo precisa de terapia, o processo de autoconhecimento só depende de você.

Somos 70% movidos por questões emocionais! Por isso é importante entender quais são as suas questões.

Saber que dependemos apenas de nós mesmos.

Quando entendermos que a responsabilidade das coisas que acontecem nas nossas vidas, são apenas nossas, será mais fácil chegar onde queremos. Afinal, ninguém fará nada por nós. Por isso não se deixe influenciar por ninguém. Escute quem quer seu bem, mas racionalize seus pensamentos, pense nas consequências que podem virão de acordo com cada opção de escolha.

E nas finanças pessoais?

Lógico, que existem muitas questões sobre a constância. Mas meu objetivo aqui e te mostrar que desistir não pode ser uma opção. Se não consegue num dia, recomece no outro, até conseguir chegar onde deseja.

Com o planejamento financeiro funciona da mesma maneira. Se você desiste hoje, o seu amanhã continuará da mesma maneira. Entenda que você precisa passar por um período de adaptação, até que o cuidado com o seu dinheiro, vire um hábito.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Fernanda Loize

Por que manter a constância?

Falar sobre manter a constância, pode parecer conversa de coach, ainda mais por ser um assunto bem em alta nos últimos tempos. Mas se pararmos

Finanças Pessoais
Fernanda Loize

A psicologia do dinheiro

E aí vai uma indicação de leitura da UPlanner! O livro “A psicologia do dinheiro” foi escrito por Dan Ariely que é professor de psicologia

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!