Qual o padrão de vida ideal?

"Partindo desse pressuposto e sob a luz da Lei da Compensação, sempre que você recebe uma promoção ou ainda troca de emprego para ganhar mais, seu salário sobe e seu padrão de vida também, isso significa o que para 90% das pessoas?"

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você tem o sonho de ter o padrão de vida do diretor da empresa que você trabalha?

Muito provavelmente ele tem o sonho de ter o padrão do dono da empresa, que por sua vez, tem o sonho de ter a fortuna do Jorge Paulo Lemann. O grande problema é que o padrão de vida é definido por bens materiais e que possam ser vistos ou tocados. 

Uma casa com piscina, 3 carros na garagem e uma casa de campo são bens considerados como ATIVO para muitas pessoas, o primeiro passo é separar o que é ATIVO de PASSIVO. ATIVO é o que traz renda, ou seja, se você comprou uma sala comercial para locação, ele está lhe rendendo aluguel. Se comprou um carro e trabalha com aplicativos de carona, ele lhe rende o valor das corridas. 

Caso você compre uma casa para você e sua família, ela será um PASSIVO, pois você terá todo o ônus de sua despesa, ou seja, não é um investimento!

Partindo desse pressuposto e sob a luz da Lei da Compensação, sempre que você recebe uma promoção ou ainda troca de emprego para ganhar mais, seu salário sobe e seu padrão de vida também, isso significa o que para 90% das pessoas?Que podem assumir parcelas maiores.
Um estudo Norte Americano diz que se você mantivesse o padrão de vida por 15 anos, atingiria a independência financeira aos 40.

Padrão de vida elevado e poupança ZERO.

Menos de 20% das pessoas fazem algum tipo de poupança. Isso significa que 80% da população gasta tudo o que ganha e ainda acumula dívidas. Existe uma regra básica: Não podemos gastar mais do que ganhamos. Se estamos ganhando pouco, só temos 2 opções:

  1. Trabalhar mais para ganhar mais;
  2. Reduzir despesas para gastar menos (portanto, baixar o padrão de vida).

Nos artigos anteriores falamos sobre reserva de emergência, que é um valor poupado para que, caso perca o emprego, consiga manter o padrão de vida por, pelo menos, 6 meses. 

Aumente o padrão de sua POUPANÇA.

Não tenho nada contra você usufruir do dinheiro ganho pela venda do seu tempo, porém, se gastar tudo, passará a vida toda tendo que vender seu precioso tempo, dias com a família, viagens com amigos, um ano sabático. 

Indico ter um percentual sobre seu salário destinado para poupança, assim, sempre que tiver um reajuste, ou ainda superar suas metas na empresa, o valor poupado estará em acordo. 

Como já disse Warren Buffett:

“Não poupe o que restou depois de gastar. Gaste o que restou depois de poupar. “

Resumindo, destine o percentual para poupança já no início do mês e, se possível, coloque em débito automático. 

Quando ganhar mais não é a solução

É interessante analisar que praticamente a metade das famílias brasileiras que ganham mais de 10 salários mínimos estão endividadas. Ganhar mais dinheiro não significa estabilidade financeira. Sua estabilidade depende do padrão de vida que escolheu, por isso, ganhar mais dinheiro, pode ser um problema quando não somos educados financeiramente. Quem ganha mais, pode assumir mais dívidas e isso é uma armadilha. 

Lembre-se:

“PADRÃO de vida é diferente de QUALIDADE de vida.” 

Manter um padrão elevado e incompatível com sua renda pode gerar estresse, preocupações, insegurança, cobranças o dia todo. Prefira então manter um padrão de vida menor e ter maior qualidade de vida. 

Seja feliz com sua família, ninguém merece mais seu tempo do que ela.  

Quer descobrir seu padrão de vida? Corre fazer planejamento financeiro pessoal com a melhor equipe de planejadores pessoais e conte com o melhor sistema de planejamento de todo país.

Faça seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Leia também

Investimentos
Maria Fernanda

Taxa Selic

SELIC ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, foi criado em 1979 pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima) em parceria com o Banco Central. Conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira.

Investimentos
João Vargas

Fundo Garantidor de Crédito

O verdadeiro guardião dos seus investimentos chama-se Fundo Garantidor de Crédito, ou mais conhecido como FGC. Conhecer essa instituição, seu funcionamento e alguns detalhes importantes sobre suas regras pode ser a chave que estava faltando para você mudar completamente o resultado dos seus investimentos.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!