fbpx

Previdência Privada: Vilã ou Mocinha?

Compartilhe esse post

Entender as características do produto ou serviço antes do seu uso ou contratação é primordial para você não entrar numa furada. E com a previdência privada não poderia ser diferente!

Antes de aceitar aquela super proposta que seu “amigo” gerente do banco te fez, que tal analisar as seguintes questões e refletir:

Qual é o objetivo desta previdência para você?

Ter uma renda complementar na aposentadoria, não depender no INSS, ter abatimento no imposto de renda e fazer uma viagem são alguns exemplos.

Por quanto tempo pretende investir?

Quer investir por 3, 5 ou 10 anos até se aposentar? Esse período faz muita diferença tanto no regime tributário a ser escolhido, quanto se de fato a previdência vai fazer sentido para você.

Declara imposto de renda? Qual modelo?

Faz a declaração simplificada, completa ou nem declara? Aqui é interessante pois essa resposta vai definir qual modelo (VGBL ou PGBL) vai ser mais vantajoso no seu caso.

Tem filhos/herdeiros?

A escolha deste produto tem a ver com deixar algum valor para a algum herdeiro.

Conhece seu perfil de investidor?

Há 3 principais perfis de investidores: conservador, moderado ou arrojado.

Respondendo estas questões e tendo em mente o por quê (objetivo) de fazer este tipo de investimento, fica mais fácil analisar se ele é o ideal para você e para a fase atual da sua vida.

Diferente do que muitas vezes é ofertado por aí e com tantas outras opções de investimentos no mercado, os dois principais objetivos ao se investir em Previdência Privada são:

  1. Manter o padrão de vida atual no momento em que decidir parar de trabalhar (aposentadoria).
  2. Sucessão patrimonial, já que a Previdência Privada não passa por inventário em caso de morte do titular do plano, evitando burocracias como o pagamento de custas advocatícias.

Outro fator que pode ser determinante (porém não o principal) para se adquirir um plano de previdência para além destes dois objetivos mencionados é o de benefício fiscal em caso de realizar a declaração completa do imposto de renda.

E aí, no seu caso, a Previdência Privada é Vilã ou Mocinha?

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!