Cartão de crédito: Herói ou vilão?

Encontramos como benefícios nos cartões de crédito: Cashbacks, milhas e descontos, mas como nem tudo são flores, eles vem acompanhado de juros, inadimplência e ciclos de endividamento.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mas será então que o cartão de crédito é herói ou vilão?

Para responder essa pergunta precisamos entender primeiro como utilizamos o cartão de crédito. Atualmente 70% dos brasileiros tem dívidas com cartão de crédito, e 35% desse pessoal está inadimplente, ou seja, não está conseguindo pagar as contas em dia, acumulando juros altíssimos cobrados pelos bancos.

Os maiores juros do mercado, provém de cheque especial com um juros de 124,88% a.a, e dívidas do cartão de crédito, conhecida também como rotativo do cartão, que está atualmente em 336% a.a, essa é a modalidade que mais endivida o brasileiro, sendo o segundo motivo, o parcelamento do cartão de crédito que gira em torno de 163%aa. Quando se paga uma quantidade de juros muito grande ao banco por estar endividado ou inadimplência, nesse caso sim, o cartão pode ser considerado um vilão, porque a maioria da população utiliza o cartão de crédito como um complemento de renda, usando para arcar com gastos essenciais quando falta dinheiro.

Uma dica importante para saber como direcionar esse crédito, é não utilizar como complemento da renda porque acabará gastando mais do que ganha, isso significa que seus gastos com o cartão de crédito devem ser bem inferiores a receita.

Caso você esteja com dívidas no cartão de crédito, uma possível saída seria um empréstimo com um juros de mercado mais baixo, para quitar a dívida, lembrando que enquanto estiver pagando esse empréstimo, é preciso trabalhar uma mudança de comportamento nos gastos para que não volte a endividar-se, e transformar sua vida financeira numa bola de neve.

Isso significa então que esse crédito é ruim?

Claro que não, mas tudo depende de como você usa. Quando utilizado da maneira certa, há uma grande gama de benefícios como cashback, milhas, diversos tipos de desconto, acesso a sala vips em viagens, e até te proporciona o pagamento da maioria das dívidas em apenas um dia, o que te economiza tempo, até o extrato do cartão pode ser uma ferramenta que te ajuda a identificar para onde está indo seu dinheiro, ou seja, há diversos benefícios que também tornam o cartão de crédito um herói nas suas finanças, um exemplo é o cartão que não é preciso pagar anuidade e tem cashback que te dá a oportunidade de gasta-lo como quiser, te dá pontos que não expiram e podem ser utilizados a qualquer momento, te possibilitando economizar uma parte do seu capital.

Como é extremamente fácil entrar em dívidas com crédito, apenas uma pequena parcela das pessoas podem usar, pessoas que não tem dividas, que já possuem uma boa disciplina com gastos, e que já tem dinheiro disponível para pagar as contas do cartão, pois crédito não é receita disponível, o crédito tem que ser usado com um dinheiro que você já tem disponível para gastar.

Para quem não tem cartão de crédito e gostaria de ter, indicamos escolher um banco que possuam as menores taxas do mercado e que ofereceram os benefícios que você deseja possuir.

Se você é uma pessoa endividada o ideal antes de ter um cartão de crédito é trabalhar em cima da negociação e resolução delas.

Faça seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Para transformar sua vida, conseguir sair das dívidas e saber como utilizar o cartão de crédito, clique no botão abaixo.

Leia também

Investimentos
Maria Fernanda

Taxa Selic

SELIC ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, foi criado em 1979 pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima) em parceria com o Banco Central. Conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira.

Investimentos
João Vargas

Fundo Garantidor de Crédito

O verdadeiro guardião dos seus investimentos chama-se Fundo Garantidor de Crédito, ou mais conhecido como FGC. Conhecer essa instituição, seu funcionamento e alguns detalhes importantes sobre suas regras pode ser a chave que estava faltando para você mudar completamente o resultado dos seus investimentos.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!