fbpx

Fundos de Índices – ETFs

Compartilhe esse post

Os Fundos de Índice (ETFs – Exchange Traded funds) são uma espécie de fundo de investimento. Sua principal característica é replicar a rentabilidade de um índice de referência em questão.

Esse benchmark pode ser o Ibovespa, por exemplo, ou qualquer outro índice reconhecido pela CVM. Com isso, o propósito é que o rendimento do fundo seja parecido ou igual ao do índice.

Com isso, ao comprar cotas de um fundo de índice de ações, o investidor passa a possuir remotamente todas as ações que compõe esse índice. Portanto, cada cota possui a mesma dimensão que cada uma delas representa do índice.

Os ETFs possuem algumas vantagens, como:

Baixo custo: os custos envolvidos são bem acessíveis, encontrando ETFs a partir de R$50,00, com lote mínimo de 10 cotas para compra.

Diversificação: é uma das principais características desse tipo de investimento. Por ser composto por ações de múltiplas companhias, é possível alcançar uma boa diversificação no mercado de ações por possuir apenas 1 cota.

Gestão passiva: a rentabilidade está ligada a um benchmark da renda variável como, SMLL, IBOV e IDIV. A composição do fundo é definida com o objetivo de resultado igual ou superior ao referencial. O profissional especializado ficará encarregado de administrar o fundo, assim, não é preciso um vasto conhecimento na área para aplicar nesse tipo de investimento.

Liquidez: esses fundos são negociados diariamente na bolsa de valores, facilitando a compra ou venda das cotas enquanto o mercado estiver aberto.

Reinvestimento: os lucros recebidos pelas ações que compõe esses fundos são reinvestidos para o aumento e valorização do seu patrimônio.

Transparência: todos os documentos e informações são expostas ao investidor. Com isso, você consegue acompanhar e saber tudo o que está acontecendo no seu fundo de índice.

Esses fundos são vantajosos para investidores que desejam diversificação em sua carteira, pois aplicam o seu capital nos diversos ativos que compõem um índice.

Esse tipo de fundo se distingue dos demais, já que o gestor não fica responsável pela análise os ativos e montar uma carteira.

O gestor é encarregado por investir nos ativos do índice em questão, para que o rendimento do fundo seja parecido ou igual ao índice.

No momento que os ativos que fazem parte da carteira desse ETF pagam dividendos, os mesmos são usados pelo gestor para adquirir novas ações. Também, o gestor pode alugar uma parte da carteira de ações e o lucro obtido é convertido a favor dos investidores.

Os fundos de índice são fundos abertos, os investidores criam cotas e o fundo pode crescer. Entretanto, as cotas já presentes nesse ETF podem ser canceladas e o fundo pode diminuir.

Assim, com esse movimento de cancelamento e criação de cotas o investidor adquire o capital correspondente às partes canceladas.

Esse cálculo é feito a partir da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas do fundo no dia.
Tributação dos ETFs:

ETFs de renda variável são tributados em 15% sobre o lucro apurado. Além do mais, não há isenção para pessoas físicas em vendas abaixo de R$ 20.000 ao mês. Os ETFs de renda fixa, em contrapartida, são tributados diretamente na fonte.

Assim, não há necessidade de recolher o imposto pelo investidor.

Quando um investidor vende um fundo de índice de renda variável, ele deve emitir o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) daquele mês. O pagamento deste imposto independe do IRPF, Imposto de Renda cobrado anualmente da pessoa física pela Receita Federal.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!