fbpx

Afinal, o que é uma fintech?

Compartilhe esse post

De forma resumida, uma Fintech é uma empresa que usa a tecnologia de forma intensiva e que traz soluções por meio de serviços digitais para os seus clientes.

O termo Fintech nasceu da junção simples entre duas palavras em inglês, Financial (financeiro) e Technology (tecnologia). Porém o seu significado não para por ai! Ela também é utilizada para descrever startups financeiras que possuem produtos totalmente digitais, os quais possuem a tecnologia como diferencial.

Com isso, é possível efetuar os mesmos processos feitos em espaços físicos com maior agilidade e rapidez, por meio do seu celular ou computador, em qualquer local que você esteja.

Atualmente, a facilidade nos serviços bancários ou instituições financeiras é cada vez mais essencial para o nosso cotidiano, e por conta disso, as empresas denominadas Fintechs, ou “tecnologia financeira”, surgiram.

Com as mais diversas soluções, você consegue controlar os produtos por meio do seu smartphone. Esse processo facilita o atendimento para quem não tem tempo para ir nos locais físicos resolver os seus problemas.

Além disso, esse assunto está cada vez mais recorrente por causa do constante surgimento de empresas ligadas ao setor financeiro. Segundo a Finnovation em 2021, por meio de um estudo sobre o mapa de Fintechs no país. O número de Fintechs aumentou 42,6%, de 2.633 em 2020 para 3.756 em 2021 no Brasil.

O estado de São Paulo possui a maior concentração dessas empresas, sendo o polo principal de Fintechs com 53%, mais da metade do valor total. A região sudeste detém 70,3% das Fintechs do país. Esse valor está crescendo cada vez mais, e abrangendo várias áreas financeiras como:

  • Fintech de pagamento;
  • De crédito ou empréstimo;
  • Crowdfunding;
  • Criptomoedas;
  • Controle financeiro;
  • Solução digital para adiantamento de salários;
  • Investimentos.
Exemplos de Fintechs no Brasil

Para você entender melhor como que uma Fintech funciona, escolhemos dois exemplos de Startups ligadas a soluções tecnológicas que ganharam espaço no Brasil:

UPlanner

A UPlanner é uma fintech 100% digital com sede em Curitiba (PR), fundada em 2019. A empresa nasceu da identificação da falta de planejamento financeiro no Brasil, que não é à toa que é conhecido como o país do crédito.

Com isso, o mercado de planejamento financeiro pessoal estava disponível apenas para quem tinha a condição de pagar em média R$800 por mês para um profissional cuidar das suas finanças.

Foi aí que surgiu a ideia de democratizar o planejamento financeiro pessoal no país, levando educação financeira para a base da pirâmide.

Afinal, planejamento financeiro não é só para quem tem mais dinheiro, certo?

Junto a isso, foi criada uma plataforma robusta, nunca antes vista no mercado, onde o cliente tem a relação de toda a sua vida financeira na palma da mão, por meio de um app que usa inteligência artificial.

Não seria legal controlar as suas finanças de em apenas um local só e ainda contar com a ajuda de um especialista para te guiar nessa caminhada? Exatamente!

Além de um app para smartphone (e também para a versão web), a UPlanner disponibiliza um especialista para te dar toda a educação financeira que você precisa para ser o seu próprio planejador! E melhor, tudo on-line por meio de tecnologia.

Além do mais, a Fintech segue a Lei Geral de Proteção de Dados, tendo sigilo total das informações.

Pic Pay

O Pic Pay é um app de pagamentos, livre de taxas e com oferta de serviços específicos, como cashback em compras. A Fintech faz uso das normas da Lei Geral de Proteção de Dados com a utilização de criptografia e senha. A plataforma dispõe de conta corrente remunerada junto ao CDI e cartão de crédito e débito.

Além do mais, você consegue ganhar um dinheiro extra com o Pic Pay. Indicando amigos, você recebe o cashback de compras com os parceiros cadastrados, aproveitando as promoções exclusivas e também a remuneração sobre o valor em dinheiro da conta corrente.

Vantagens de uma Fintech

Com o surgimento das Fintechs, a sociedade passa a ter um acesso mais rápido e fácil a serviços financeiros no geral. Mas além disso, vamos ver quais são as outras vantagens:

Menor Burocracia

Com o jeito de trabalhar mais automatizado e online, as Fintechs conseguiram reduzir o número de etapas para a compra de produtos financeiros. Isso facilitando o processo de escolha do cliente.

Esse foi um avanço tanto para o cliente, quanto para o mercado, que conseguiu encurtar a burocracia e o tempo de atendimento, resultando em mais qualidade e agilidade no processo financeiro.

Redução de Custos

Com as operações totalmente online, não há necessariamente a demanda para um local físico. Logo, os custos das operações financeiras é diminuindo. Esse é um dos motivos que tornou possível a taxa zero em muitos produtos das Fintechs.

Atendimento Próximo do Cliente

No caso das Fintechs, é possível ter um atendimento ao cliente mais personalizado do que nas agências bancárias. Geralmente, as plataformas são feitas com o intuito do autoatendimento, sendo mais simples e visuais. Além do mais, fica fácil tirar as dúvidas com múltiplos canais de atendimento.

Contando processos mais personalizado, junto com as simplificações das etapas e o foco sendo a qualidade dos serviços, as Fintechs também se preocupam com bem-estar dos clientes.

Tecnologia

As Fintechs fazem uso das melhores formas de tecnologia para entregar os melhores resultados aos seus clientes. Uma dessas facilidades que a tecnologia nos dá é a possibilidade de usar o PIX para depósitos sem custo, além de oferecer apps para smartphones, QR Code e cartões de crédito virtuais.

A cada minuto que passa, novas possibilidades são criadas por meio da tecnologia, a fim de facilitar cada vez mais a vida das pessoas no quesito praticidade nos atendimentos.

Diferença entre Startup e Fintech

Uma Startup, basicamente, é um modelo de negócio inovador com o objetivo de ter baixo custo envolvido e ter crescimento escalável. Aqui, essas empresas possuem foco em resultados, desburocratizando processos e trazendo novas soluções para problemas.

De modo geral, uma Startup pode operar em qualquer segmento de mercado, como alimentação, tecnologia, vestuário, seguros, entre outros.

Já quando falamos sobre Fintechs, são Startups que só atuam no setor do mercado financeiro. Sendo assim, seguem a mesma linha de pensamento de uma startup, mas buscando uma proximidade maior com os clientes, atendimentos mais personalizados, taxas menores e outras vantagens para facilitar o seu dia.

Como vimos, as Fintechs estão entrando no gosto dos brasileiros, se tornando cada vez mais essenciais no nosso cotidiano.

Isso está acontecendo por causa dos mais diversos benefícios que essas empresas tecnológicas estão nos oferecendo.

Benefícios como os um cartão de crédito sem taxas anuais, ou um processo ágil para a abertura de uma conta corrente sem ter que esperar por dias a sua aprovação.

Se você tivesse um app para ter a relação de toda a sua vida financeira na palma da sua mão, por meio do seu celular, você ia gostar?  Incrível, né? Com a UPlanner isso é possível!

Você consegue ter uma gestão otimizada das suas finanças pessoais, junto com o auxílio de um profissional especializado para te acompanhar nessa caminhada, e que realmente funciona.

Faça o seu Planejamento financeiro com a UPlanner, além de contar com uma equipe de especialistas, você receberá acesso ao nosso App para organizar as suas Finanças pessoais e cuidar dos seus investimentos.

Voltar a página inicial

Leia também

Insights
Guilherme Machado

A importância de investir jovem

Incentivar os filhos a poupar desde cedo é uma lição valiosa que os pais devem ensinar às crianças. Desde muito jovens, as crianças podem aprender

Finanças Pessoais
Filipe de Araujo e Souza

História da Poupança

A caderneta de poupança, mais conhecida como poupança, é um investimento de baixo risco cuja finalidade é guardar um valor em dinheiro para uso futuro.

Redes sociais

Copyright © 2021 . Uplanner

Baixe nosso app

Receba nossas novidades!